A advocacia paranaense pode conferir até o dia 7 de novembro, na Galeria de Presidentes da OAB Paraná, a Exposição Holofotes. Organizada pela Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero em parceria com a Universidade Federal do Paraná, a mostra retrata pessoas LGBTI que se destacam por sua trajetória de vida e aborda o preconceito e a discriminação vivenciados diariamente.
O trabalho é de autoria da fotógrafa e advogada Valéria Kotacho Lopes, membro da Comissão de Diversidade Sexual e Gênero. Holofotes foi pensada com o objetivo de trazer visibilidade àqueles que têm atuado na conquista de direitos para a população LGBTI na cidade. “Penso que exposição fotográfica Holofotes teve uma ótima repercussão. Desenvolver esse projeto com o suporte da Comissão de Diversidade Sexual e Gênero foi muito significante para mim e torço para que projetos como esse tenham cada vez mais espaços nas instituições”, destaca.
A abertura da mostra foi realizada na semana do Dia da Visibilidade Intersexual, celebrada no dia 26 de outubro, temática que vem ganhando espaço nos debates LGBTI – e representa o “i” da sigla. Intersexual é a identidade que representa pessoas com características sexuais biológicas, tais como gônadas, cromossomos ou genitália, tanto masculinas quanto femininas.
A sessão contou com a participação de Dionne Freitas, conhecida militante da intersexualidade, que falou sobre esta identidade ainda invisível na sociedade. “A participação de Dione foi essencial para que a sociedade possa conhecer um pouco das violações de direitos que os intersexos sofrem, em especial a violência corporal por meio de cirurgias de adequação da anatomia a um dos sexos sem que o sujeito possa participar desta decisão”, frisou o presidente da Comissão da Diversidade Sexual, Rafael Kirchhoff.
De acordo Kirchhoff, a ideia da mostra surgiu em Ponta Grossa, sob a liderança da advogada Thais Boamorte, que preside a comissão na subseção. Após o sucesso da iniciativa, as lideranças estaduais sobre o tema na seccional resolveram replicar a ideia e produzir uma versão em Curitiba.
“A exposição foi uma importante homenagem da OAB a lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transgêneros e intersexuais que vem se destacando na promoção da diversidade sexual e de gênero na nossa cidade e estado. Ela também reafirma o compromisso da nossa entidade com os direitos humanos e com o estado democrático de direito”, pondera Rafael Kirchhoff.
O evento contou com o patrocínio do Grupo Dignidade, da Aliança Nacional LGBTI, da Dom da Terra – Afro LGBTI, do Coletivo Cássia, do Transgrupo Marcela Prado e da Associação Paranaense da Parada da Diversidade- APPAD.