A OAB Paraná deu posse nesta quarta-feira (8) aos membros da Comissão da Advocacia Colaborativa. O grupo será presidido pela advogada Waldirene Gobetti Dal Molin. A multidisciplinaridade é uma das diretrizes da comissão, que busca a participação social na solução de conflitos fora do Judiciário.
Ao saudar os presentes, o presidente da seccional, José Augusto Araújo de Noronha, falou da satisfação em receber os novos integrantes. “O nosso objetivo é seguir inovando. Somos conhecidos nacionalmente como a OAB que inova, seja na parte da administração, da gestão, da Escola Superior de Advocacia, da Caixa de Assistência e das Comissões. Quero agradecer, principalmente, aos novos membros que passam a fazer parte da OAB”, disse.
“As comissões são o motor principal da nossa atuação, são elas que movimentam a nossa instituição. Graças ao trabalho incansável delas, temos eventos praticamente todos os dias. As vezes mais de um, o que nos deixa muito feliz”, disse Noronha, lembrando que diante desta demanda, a OAB adquiriu os terrenos em frente à sede para melhorar a estrutura do estacionamento e garantir mais conforto à advocacia.
A secretária-geral da OAB Paraná, Marilena Winter, enalteceu o simbolismo da posse e a singularidade da nova comissão. “Como advogados temos um espaço importantíssimo a ocupar aqui e este é um dos motes desta gestão, o de apresentar as novidades aos advogados que eventualmente ainda não têm as necessárias informações a respeito desta atividade”, disse.
“O trabalho conjunto será fundamental. É cada vez mais necessário compreender o viés da complexidade, porque todos somos parte de um todo, mas todos temos muito a contribuir com tudo aquilo que somos. Cada experiência individual carrega um conhecimento que é um todo completo, mas que agora passa a ser parte, e a nossa OAB também é parte de um sistema e assim vamos construindo as vias de transformação da sociedade”, completou Marilena.
A advogada Waldirene Gobetti Dal Molin afirmou que o objetivo do grupo é difundir e tornar mais acessível o conhecimento das práticas colaborativas. “É um marco a criação desta comissão, uma vez que existem poucas comissões de advocacia colaborativa no sistema OAB. Neste sentido, é uma atitude de vanguarda”, disse.
“A advocacia colaborativa demanda muito mais do que o conhecimento técnico do advogado, demanda um conhecimento essencial do conflito. Além disso, demanda o conhecimento de técnicas modernas de negociação. E é isso que temos feito há quatro anos e é isso que queremos fazer para os advogados aqui da OAB Paraná. O advogado precisa se instrumentalizar com estas técnicas e estes conhecimentos para poder fornecer aos seus clientes a melhor forma de solução pacifica. Faremos o nosso melhor”, pontuou.
A comissão é integrada por Maria Amelia Renno Casanova (vice-presidente), Giovana Andrioli Silva (secretária), Alessandra Cristina Kszan Pancera, Felipe Augusto da Silva Alcure, Fernanda Ferreira da Rocha Loures Manzoni, Jenifer Liz Weber Casagrande Reichmann, Leonor Maria Carvalho Prado de Almeida, Natália Bitencourt Gasparin, Patricia Derksen e Silva Moro da Cunha, Sandra Mara de Freitas Boeing, Simone Ceretta Lima, Syndia Nara Postal e Valeria de Sousa Pinto.