A OAB Paraná presta condolências à família do jurista e advogado Hélio Bicudo, que faleceu nesta terça-feira (31). Ele tinha 96 anos e deixa sete filhos, netos e bisnetos. Graduado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), era ativista dos direitos humanos.
O jurista ficou conhecido nos anos 1970 por atuar contra o Esquadrão da Morte quando era procurador do Estado de São Paulo. No ano 2000, chegou a presidente da Comissão Interamericana de Direitos Humanos, com sede em Washington.
Fundador do Partido dos Trabalhadores (PT), ele também foi deputado federal por dois mandatos na década de 1990 e vice-prefeito de São Paulo de 2001 a 2004. Atuou ainda como ministro da Fazenda interino no governo de João Goulart, em 1963, e como Secretário de Negócio Jurídicos de São Paulo, em 1989.
Em 2015, apresentou o pedido de impeachment, junto com Miguel Reale Jr. e Janaína Paschoal, que levou à queda da então presidente Dilma Rousseff.
“O falecimento do jurista Hélio Bicudo deixou muito triste a comunidade jurídica. Bicudo foi um grande estadista e sempre foi preocupado com o futuro do Brasil”, disse o Presidente da OAB Paraná, José Augusto Araújo de Noronha.