Dia da Cidadania movimenta a Lapa

Os advogados da OAB Lapa foram à Praça General Carneiro no sábado, 30 de junho, para o Dia da Cidadania. A ação foi realizada das 9h às 14h. Como nas demais subseções que se dedicaram à atividade, a proposta foi levar à população informações sobre direitos em variadas áreas – igualdade de gênero, igualdade racial, criança e adolescente, pessoa com deficiência, idoso, refugiados e migrantes, previdência, consumo, meio ambiente, família, trabalho, questões eleitorais, responsabilidade, direito imobiliário e outros.

“Tivemos grande participação dos advogados da subseção no atendimento”, diz Fabíola Ritter Moro, vice-presidente da subseção. Segundo ela, cerca de 40 pessoas foram ao evento para tirar dúvidas relacionadas a temas jurídicos.

Em torno de 80 pessoas procuraram os atendimentos de saúde, como a aferição de pressão arterial, a verificação do Índice de Massa Corpórea (IMC) e informações sobre nutrição. Também ocorreram atendimentos pelo Centro de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA) e pela Agência do Trabalhador. A pintura facial lúdica manteve as crianças entretidas. O evento contou ainda com atrações musicais de artistas locais.

Como em Curitiba, a subseção da Lapa arrecadou roupas sociais semi-novas e higienizadas, calçados sociais e materiais eletrônicos, em apoio à Ação da Cidadania em prol da Empregabilidade – Consumo Consciente, em benefício do Instituto Mulheres do Brasil – empregabilidade para mulheres vítimas de violência.

A Biblioteca Solidária da Caixa de Assistência dos Advogados da OAB/PR também participou do do Dia da Cidadania na Lapa e foram arrecadados mais de 50 livros. O evento contou com a colaboração dos jornais Canal da Cidade e Tribuna Regional, além da Agência do Trabalhador, Quartel 15 GACAP, Cartório de Registro Civil e Secretaria Municipal da Saúde da Lapa e Promoção Social.