Inspiradas em iniciativas já desenvolvidas pelas Comissões de Direito Previdenciário, Advogados Iniciantes, Igualdade Racial, Apoio às Vítimas de Crime, da Criança e do Adolescente e de Estudos Contra a Violência de Gênero, todas as comissões da OAB Paraná reuniram-se na manhã desta segunda-feira (16/4), na sede da seccional, para elaborar um projeto conjunto de difusão de cidadania nas escolas públicas do Paraná.
Jaqueline Lobo da Rosa, presidente da Comissão do Pacto Global, explica como surgiu a ideia do projeto, que é coletivo. Ao observar o trabalho já em curso, sua comissão pensou em uniformizar os esforços, para ganhar sinergia. Daí a ideia do trabalho conjunto que começou a ser traçado hoje. “Juntos podemos fazer mais”, resume.
Ideias
No debate, alguns presidentes e representantes propuseram que suas comissões reforcem o conjunto de palestrantes já em atividade. Outros, consideraram que seria mais produtivo ir além das palestras. Sugeriram ações mais consolidadas, como a fiscalização da estrutura das escolas públicas ou ações de apoio aos docentes. Também surgiram propostas de parcerias com iniciativas de outras entidades e ainda a ideia de elaborar materiais informativos; seja por meio de cartilhas ou de aplicativos para tablets e smartphones.
Depois do levantamento de sugestões, a coordenadora das comissões, conselheira estadual Maria Regina Zarate Níssel, sugeriu que um grupo ficasse encarregado de organizar as propostas. Ficou estabelecido que Sandra Lia Bazzo Barwinski e Anderson Rodrigues Ferreira, respectivamente presidentes das comissões de Estudos de Violência de Gênero e da Criança e do Adolescente, darão continuidade aos trabalhos. Para tanto, umanova reunião foi marcada para terça-feira, 24 de abril, às 19 horas, também na sede da OAB Paraná.