Aberta no dia 28 de março, como uma das atividades promovidas pela Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná (CAA/PR) para marcar o mês da mulher, a mostra “Tributo às mulheres que inspiram” segue em cartaz até o fim de abril, no Edifício Maringá.
Organizada por Iolanda Gomes, diretora da CAA/PR e coordenadora do Edifício Maringá, a exposição apresenta depoimentos de oito advogadas. Cada uma delas indica mulheres que as inspiraram em suas trajetórias (veja quadro abaixo).
Homenagens
A vice-presidente da CAA/PR, Daniela Ballão Ernlund, e a secretária-geral, Márcia Helena Bader Maluf Heisler, fizeram a abertura solene da exposição. As diretoras Iolanda Gomes e Luciana Carneiro de Lara homenagearam as advogadas que deram seus depoimentos para a exposição. Na ocasião, o diretor tesoureiro da OAB Paraná, Fabiano Augusto Piazza Baracat, falou em nome da seccional.
Estiveram também presentes o presidente da Caixa dos Advogados, Artur Piancastelli; a delegada da CAA/PR na OAB Araucária, Claudiana Fila; a ouvidora-geral da OAB Paraná, Maria Helena Kuss; a coordenadora do projeto da Caixa dos Advogados e OAB Vôlei Legal, Edivana Venturin; a maestrina do Coral da CAA e da OAB, Ana Caroline de Paula, além das advogadas expositoras, conselheiras, presidentes de comissões da seccional e público em geral.
Serviço
A mostra pode ser visitada até o fim de abril no 6º andar do Edifício Maringá (Rua Cândido Lopes, 146, no Centro de Curitiba). De segunda a quinta-feira o horário vai das 9h às 20h30. Na sexta-feira, das 9h às 18h30.
Depoentes e suas fontes de inspiração
Veja quem as advogadas apontaram como exemplos de vida em seus relatos
Edni de Andrade Arruda, conselheira federal da OAB, apontou a escritora Lygia Fagundes TellesLúcia Maria Beloni Corrrêa Dias, coordenadora da OAB Cidadania, indicou a escritora Clarice Lispector.
Luciana Sbrissia Begal, presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB Paraná, indicou a médica e ativista social Zilda Arns.
Marilena Winter, secretária-geral da OAB Paraná, indicou a jornalista e política Antonieta de Barros.
Rosângela Maria Lucinda, presidente da Comissão dos Direitos do Idoso da OAB Paraná, citou a religiosa Madre Teresa de Calcutá.
Sabrina Fadel Becue, presidente da Comissão da Advocacia Dativa da OAB Paraná, apontou a escritora Virginia Woolf.
Sandra Lia Leda Bazzo Barwinski, presidente da Comissão de Estudos sobre a Violência de Gênero da OAB Paraná, citou Olympe de Gouges, Mary Wollstonecraft , Simone de Beauvoir, Silvia Pimentel e todas as mulheres, sem nome e em rosto.
Silvana Cristina de Oliveira Niemczewski, presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB Paraná, citou a empresária e apresentadora de TV Oprah Winfrey.