Exposição “Tributo às mulheres que inspiram” segue em cartaz em abril

Aberta no dia 28 de março, como uma das atividades promovidas pela Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná (CAA/PR) para marcar o mês da mulher, a mostra “Tributo às mulheres que inspiram” segue em cartaz até o fim de abril, no Edifício Maringá.

Organizada por Iolanda Gomes, diretora da CAA/PR e coordenadora do Edifício Maringá, a exposição apresenta depoimentos de oito advogadas.  Cada uma delas indica mulheres que as inspiraram em suas trajetórias (veja quadro abaixo).

Homenagens

A vice-presidente da CAA/PR, Daniela Ballão Ernlund, e a secretária-geral, Márcia Helena Bader Maluf Heisler, fizeram a abertura solene da exposição. As diretoras Iolanda Gomes e Luciana Carneiro de Lara homenagearam as advogadas que deram seus depoimentos para a exposição. Na ocasião, o diretor tesoureiro da OAB Paraná, Fabiano Augusto Piazza Baracat, falou em nome da seccional.

Estiveram também presentes o presidente da Caixa dos Advogados, Artur Piancastelli; a delegada da CAA/PR na OAB Araucária, Claudiana Fila; a ouvidora-geral da OAB Paraná, Maria Helena Kuss; a coordenadora do projeto da Caixa dos Advogados e OAB Vôlei Legal, Edivana Venturin; a maestrina do Coral da CAA e da OAB, Ana Caroline de Paula, além das advogadas expositoras, conselheiras, presidentes de comissões da seccional e público em geral.

Serviço

A mostra pode ser visitada até o fim de abril no 6º andar do Edifício Maringá (Rua Cândido Lopes, 146, no Centro de Curitiba). De segunda a quinta-feira o horário vai das 9h às 20h30. Na sexta-feira, das 9h às 18h30.

Depoentes e suas fontes de inspiração

Veja quem as advogadas apontaram como exemplos de vida em seus relatos

Edni de Andrade Arruda, conselheira federal da OAB, apontou a escritora Lygia Fagundes Telles

Lúcia Maria Beloni Corrrêa Dias, coordenadora da OAB Cidadania, indicou a escritora Clarice Lispector.

Luciana Sbrissia Begal, presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB Paraná, indicou a médica e ativista social Zilda Arns.

Marilena Winter, secretária-geral da OAB Paraná, indicou a jornalista e política Antonieta de Barros.

Rosângela Maria Lucinda, presidente da Comissão dos Direitos do Idoso da OAB Paraná, citou a religiosa Madre Teresa de Calcutá.

Sabrina Fadel Becue, presidente da Comissão da Advocacia Dativa da OAB Paraná, apontou a escritora Virginia Woolf.

Sandra Lia Leda Bazzo Barwinski, presidente da Comissão de Estudos sobre a Violência de Gênero da OAB Paraná, citou Olympe de Gouges, Mary Wollstonecraft , Simone de Beauvoir, Silvia Pimentel e todas as mulheres, sem nome e em rosto.

Silvana Cristina de Oliveira Niemczewski, presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB Paraná, citou a empresária e apresentadora de TV Oprah Winfrey.