O presidente da OAB Paraná, José Augusto Araújo de Noronha, recebeu nesta quarta-feira (22) o advogado José Carlos Lacorte Caniato, que aos 85 anos ingressa nos quadros da seccional paranaense. Natural de São Paulo, Caniato solicitou a transferência de sua carteira de advogado para o Paraná.
Ao longo de seus 59 anos de carreira, Caniato atuou como advogado e em outras atividades onde sua formação em Direito era fundamental. Durante anos atuou em São Paulo junto a uma das maiores empresas de consultoria do país, até ser convidado para assumir um cargo num grupo segurador no Rio de Janeiro. Há 29 anos, veio a Curitiba, onde começou a trabalhar com radiodifusão. Atualmente é assessor jurídico da presidência do Grupo RIC.
Evolução é a palavra chave do discurso de Caniato. Com quase 60 anos de profissão, ele defende que se o advogado quiser atender com consciência seus clientes, deve estar atualizado. “Não apenas com o contexto puro da lei, mas com a vivência humana, com o avanço da vida social humana, as condições socioeconômicas do país”, argumenta.
“Eu poderia ter parado a 30 anos atrás. Mas será que eu teria algum cliente confiando em mim? Será que teria resposta a uma consulta?”, ponderou. “Se eu não tivesse evoluído em nada, como eu poderia opinar? Se eu não evoluísse, eu nunca teria ouvido falar em inventário negativo, que não existe na lei, mas existe na prática. O advogado, se quiser ser advogado, prestar um serviço cristão a quem precisa dele, tem que evoluir todo dia. Aos 85 anos, evoluo todos os dias”, afirmou.