A OAB Paraná inaugurou nesta quinta-feira (19), em sua sede, a mostra “Movimento”, uma das exposições do circuito da Bienal de Curitiba. A seccional se transformou numa galeria de arte, com a exibição de trabalhos de quinze artistas, todos com uma carreira reconhecida e premiada. Entre os participantes estão oito advogados.
Os artistas foram recepcionados pela secretária-geral da OAB Paraná, Marilena Winter, que enfatizou o orgulho da advocacia de receber o evento. “A OAB abre suas portas para a arte e para a cultura. Abre os poros para respirar o que há de mais importante para a sociedade”, disse.
Presidente da Comissão de Assuntos Culturais e Propriedade Intelectual da OAB Paraná, da Associação dos Artistas Plásticos do Paraná e também um dos artistas que participa da mostra, o advogado Luiz Gustavo Vardânega Vidal destacou que a Ordem dos Advogados prima cada vez mais pela valorização da cultura. Ele lembrou que a seccional paranaense foi a primeira a constituir uma comissão especialmente dedicada ao tema.
“Temos aqui obras de grande qualidade, fruto do amadurecimento artístico dos paranaenses. Mais uma vez a OAB Paraná inova ao integrar o circuito de exposição, algo que não vimos ocorrer em outras seccionais. Com isso, ampliamos o acesso do público a obras de alto nível e também aproximamos a OAB Paraná da comunidade”, afirmou.
O diretor da Bienal de Curitiba, Luiz Ernesto Meyer Pereira, elogiou o espaço e a generosidade da OAB em ceder suas instalações. “A Bienal aplaude a iniciativa da Ordem dos Advogados em dar atenção às artes visuais, formando uma parceria bem-sucedida com os artistas. São excelentes obras. A exposição possibilita aos frequentadores deste local conhecer a produção de nossos artistas”, disse.
A mostra reúne fotografias, esculturas, pinturas e plotagens, com curadoria de Márcia Arachescki. Segundo Márcia, o movimento é o elemento comum entre as obras expostas. Formada em Artes Visuais e pós-graduada em História da Arte, a curadora atua na área das artes desde 1995, tendo passado pelo cinema, teatro e música. Realizou várias exposições como curadora e escreveu textos críticos para diversos artistas. Trabalhou na Secretaria da Cultura, Museu Oscar Niemeyer, nas galerias Simões de Assis e Riviso. Tem como linha de pesquisa a arte paranaense e as influências recebidas por artistas brasileiros e estrangeiros.
A mostra fica em cartaz na OAB Paraná até meados de dezembro no horário de expediente da seccional, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.
Confira a lista de artistas em cartaz:
Aurélio Peluso
Christian Schönhofen
Débora Ling
Gianna Calderari
Heliomar Dutra de Freitas
Leopoldino de Abreu
Lucia Biscaia
Marcelo Conrado
Mathieu Bertrand Struck
Osmar Carboni
Regina Oleski
Roberta Ling
Tchello D´Barros
Uiara Bartira
Vidal