“Hoje não temos ainda uma representatividade. A sociedade e os três poderes têm que conhecer a importância da subseção. Esta é a nossa ideia inicial, para depois desenvolver as próximas metas”, adianta Salvati.
A diretoria da OAB Colombo é composta também pelos advogados Helinton Andreatta Dalprá (vice-presidente), Maristela Guimarães Cavalli (secretária-geral), Amarildo Pedro Gulin (secretário-geral adjunto) e João Natal Bertoti (tesoureiro).
De acordo com Salvati, a diretoria terá entre os focos a construção de um novo Fórum para a Comarca de Colombo. “Dos municípios que compõem a subseção, o único que não tem um fórum apropriado é Colombo. Além disso, estamos descentralizados: temos os Juizados Especiais dentro de um shopping, uma Vara de Família e Vara da Fazenda Pública na entrada da cidade. O antigo Fórum abriga hoje as Varas Criminais e da Infância e da Juventude, e as Varas Cíveis estão em outro ponto, instaladas onde era uma loja de autopeças. Você é atendido na rua, como se fosse um comércio”, aponta.
“Temos um terreno doado pela Prefeitura do município e há um projeto do fórum doado pelo tribunal. Na última negociação ficou acordado que a Prefeitura usaria o prédio atual do fórum por alguns anos em troca do terreno. Existe o terreno e o projeto. A nossa luta será para deixar Colombo em igualdade”, afirmou.
Eleição
A eleição da diretoria da OAB Colombo contou com a participação de 197 advogados das dez cidades que compõem a subseção. A chapa vencedora, XI de Agosto, contou com 80,3% dos votos válidos, contra 19,6% da chapa Juntos Somos Fortes, liderada pela advogada Dayse Cáceres Bertulino.
“O pleito ocorreu de forma tranquila, desde a formação da chapa. A nossa relação é muito boa com os membros da outra chapa, somos todos conhecidos”, avaliou o presidente eleito, frisando que tudo ocorreu de forma tranquila.
O pleito foi acompanhado pelos advogados que compõem a Comissão Eleitoral, Italo Tanaka Junior (presidente), Andre Carneiro de Azevedo, Jaiderson Rivarola e Ivo Cezario Gobbato de Carvalho, e pelo coordenador eleitoral Giovani Cassio Piovezan. “Foi uma eleição tranquila, participativa, bem-educada, sem reclamações”, conclui Piovezan.