As comissões de Defesa dos Direitos Humanos, da Criança e do Adolescente e de Defesa das Prerrogativas da OAB Paraná acompanharam neste sábado (26) a desocupação voluntária de quatro prédios do Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná (UFPR). As instalações foram as últimas a serem deixadas pelos estudantes, que protestam contra a PEC 55 (PEC 241, aprovada na Câmara, que estabelece um teto para os gastos públicos por 20 anos) e a reforma do Ensino Médio.
Em todas as ocupações que a OAB Paraná atuou não houve nenhum incidente de violação de direitos humanos, bem como também foram respeitados os direitos elencados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) aos estudantes paranaenses.
A desocupação foi acompanhada pelo presidente da Comissão de Direitos Humanos da seccional, Alexandre Salomão, pelo presidente da Comissão da Criança e do Adolescente, Anderson Rodrigues Ferreira, e pela presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas Profissionais Priscilla Placha. A OAB Paraná esteve presente desde o início do movimento dos estudantes, com o objetivo de resguardar a integridade física de todos os envolvidos, primando pelo diálogo e soluções pacíficas dos conflitos.