Colégio de Presidentes faz a primeira reunião ordinária desta gestão

Presidentes das 27 seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil estão reunidos hoje no Conselho Federal para a primeira reunião ordinária do Colégio de Presidentes. Claudio Lamachia, presidente nacional da OAB, abriu a reunião com a apresentação da Campanha Nacional de Valorização da Advocacia. Em seguida, Homero Junger Mafra, presidente da seccional do Espírito Santo, foi escolhido por aclamação como coordenador do Colégio

O Colégio de Presidentes analisará a conjuntura político-econômica do país a partir da exposição do presidente da OAB São Paulo, Marcos da Costa. O cenário nacional será abordado ainda em exposições sobre a intolerância que se confronta com a democracia e sobre a implantação de comitês contra o caixa 2 de campanhas eleitorais.

"É uma honra muito grande representar a advocacia paranaense neste primeiro Colégio de Presidentes da gestão 2016/2018. Esperamos levar os grandes temas e dificuldades da advocacia para o debate. A troca de experiências entre os presidentes e o aprimoramento da gestão são fundamentais para a administração da OAB. Ainda, estamos tratando de temas relevantes como a segurança pública e a valorização da Advocacia, nunca esquecendo da melhoria da defesa das prerrogativas”, afirma o presidente da OAB Paraná, José Augusto Araújo de Noronha.

Ainda na pauta estão temas como o corte no orçamento da Justiça do Trabalho, o Processo Judicial Eletrônico (PJe), a PEC 65, que trata de questões ambientais, o estabelecimento de critérios de numeração sucessiva dos registros das sociedades unipessoais de advocacia e a exigência de pagamento de anuidade e de quitação de débitos existentes como condição para a inscrição de advogado.

Ao abrir o primeiro Colégio de Presidentes de Seccionais da atual gestão, o presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, saudou os esforços dos dirigentes de Ordem de todo o país por uma atuação altiva da entidade e clamou por união em momento de crise que o país atravessa. “A OAB continuará fazendo história, no presente e no futuro”, afirmou.

“Completamos esta semana 100 dias de gestão frente à OAB Nacional e foram muitas ações que a entidade se envolveu. Meus cumprimentos vão aos meus colegas de diretoria e a todos os presidentes de Seccional pela parceria neste período. Se enfrentamos temas áridos, com dificuldades e enfrentamentos, só conseguimos fazer pela integração e união de todos”, afirmou Lamachia.

“Hoje é um dia diferente para o Brasil. Que este seja o início da retomada do crescimento da nação, com ideia de união da advocacia e da sociedade, para que se possa buscar a superação da crise”, disse o presidente.

Segundo Lamachia, o impeachment não é motivo de comemoração. “Quando aprovamos o pedido de afastamento, deixamos claro que não estávamos felizes. A OAB tem de estar à frente deste novo momento, buscando estabelecer diálogo com todos os poderes constituídos e, mais uma vez, dar sua contribuição para o Brasil. Somos uma instituição com 85 anos de relevantes serviços prestados, em uma história que se confunde com a democracia brasileira”, saudou.

Fonte: Conselho Federal da OAB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *