A solenidade de compromisso coletivo realizada na sede da Seccional, nesta segunda-feira (25), contou com a presença da conselheira federal Edni de Andrade Arruda, que fez a saudação aos novos advogados. Em seu discurso, Edni Arruda destacou o quanto é relevante a responsabilidade individual do advogado para a valorização da profissão e o resgate de sua credibilidade social.
“Não foi por acaso que alcançamos assento na Constituição da República. Não se trata de um direito, nem de um privilégio. Ao contrário, é um ônus, um dever que nos obriga a reverenciar a ética acima de todas as coisas”, disse. Com palavras incisivas, a advogada relatou a situação da advocacia e o papel que os advogados devem exercer nesse momento.
Existe a concorrência acirrada, a sedução do ganho fácil, em detrimento do estudo sério e permanente; o desprezo à ética, relegada aos porões do esquecimento; a frequência de advogados nas manchetes sensacionalistas; a opção pela advocacia que valoriza o exibicionismo mais vulgar, em que o profissional vitorioso é o que mostra sinais aparentes de riqueza, no mais das vezes tão falsa e ilusória quanto é o seu sucesso”, afirmou.
“Cumpre aos advogados de verdade o dever de combater esses males, buscando no trabalho sério e dedicado, contribuir para o prestígio da classe e da advocacia, porque, um só deslize compromete a integridade de todos”, completou.
A cerimônia contou com a presença também do desembargador federal Fernando Quadros, cuja filha, Isabel, prestou compromisso. O desembargador foi recebido pelo presidente da OAB Paraná, José Augusto Araújo de Noronha, em seu gabinete, e falou de sua satisfação em acompanhar a solenidade que recebe os jovens advogados.
“É uma satisfação vir à Ordem, constatar a pujança da advocacia paranaense e o excelente trabalho que a OAB está fazendo para a sociedade e para os advogados. Fico feliz de ver que nosso principal interlocutor, que é a OAB, está se aprimorando, está bem estruturada e investindo na qualidade dos seus profissionais”, afirmou.