Colegas Advogados e Advogadas.
As comemorações do dia 11 de agosto fazem referência à lei assinada por D. Pedro I nesse dia, em 1827, instituindo dois cursos de ciências jurídicas no país, conforme o caput do Art. 1º:
(Art. 1.º – Crear-se-ão dous Cursos de sciencias jurídicas e sociais, um na cidade de S. Paulo, e outro na de Olinda, e nelles no espaço de cinco annos, e em nove cadeiras…) etc.
Passados 188 anos da data, a advocacia brasileira transformou-se em profissão de centenas de milhares de profissionais. Assim como o país mudou, o Direito também mudou – mas o compromisso dos advogados com a defesa do estado democrático, a liberdade de pensamento, as garantias constitucionais dos cidadãos e da cidadania continua em plena vigência.
Hoje lutamos pela preservação das nossas prerrogativas, constantemente ameaçadas, por honorários dignos, pelo aprimoramento profissional permanente e por tantas causas que ultrapassam as fronteiras corporativas e remetem à função constitucional que nos foi delegada pelo Estatuto da Advocacia e da OAB: “No seu ministério privado, o advogado presta sérvio público e exerce função social” (Art. 2º, parágrafo 1º).
Por tudo isso, é gratificante fazer parte desta profissão de tanta relevância. Mais ainda, é saudá-los em nome da Diretoria da OAB/PR e de tantos advogados que militam na Ordem e em suas Subseções, emprestando seu tempo e a sua excelência profissional para melhorar as nossas condições de trabalho, garantir os nossos direitos e permitir que possamos auxiliar na construção de uma sociedade justa e igualitária.
Parabéns, Advogados e Advogadas paranaenses!
Juliano Breda
Presidente da OAB/PR