Comitê De Olho na Transparência segue com trabalhos de fiscalização

 

Integrantes do Comitê de Olho na Transparência se reuniram na última semana, na sede do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), para dar continuidade aos trabalhos de fiscalização dos portais de transparência no Paraná. Na reunião deste mês, a advogada Mayara Cristina de Mello Lobo, representante do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário, apresentou uma nova ferramenta em desenvolvimento que irá expor os gastos públicos dos órgãos e entidades da administração pública a partir de dados extraídos de diversos portais. 

De acordo com Mayara, a nova ferramenta fará o contraponto ao Impostômetro. Enquanto esta possibilita ao contribuinte saber em tempo real quanto o governo arrecada, aquela possibilitará saber onde e como o dinheiro do contribuinte está sendo gasto. “Esta ferramenta permitirá saber não apenas os valores gastos pela administração pública, em âmbito municipal, estadual e federal, incluindo os três poderes, mas até mesmo visualizar cada compra realizada, possibilitando saber quanto cada ente paga por cada produto ou serviço adquirido”, explicou.

Os membros do comitê saudaram a iniciativa como um importante passo no sentido de melhorar o controle sobre os gastos públicos, uma vez que facilitará comparar entre diferentes órgãos os preços pagos pelos mesmos produtos e serviços, e com os valores de mercado.

Posteriormente, o Comitê deliberou sobre a publicidade dos portais de transparência no Estado do Paraná acerca da publicidade da remuneração dos agentes públicos.

Composto por Luciano Reis (Comissão de Gestão Pública e Controle da Administração da OAB Paraná), Laerzio Chiesorin (OAB Paraná), João Eloi Olenike (CRCPR), Antônio Moacir Pozzobon (CRCPR), Gilson Strechar (SESCAP-PR) e Carlos Magno A. Bittencourt (CORECONPR), o grupo definiu na reunião os próximos passos na análise dos portais da transparência de órgãos públicos e empresas de economia mista.

Desde a instalação do comitê, em maio de 2015, já foram verificados os portais da Copel, Sanepar, Compagás, Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (ALEP), Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Governo do Estado do Paraná. O grupo produziu sugestões de iniciativas para aperfeiçoamento desses portais, a fim de facilitar o acesso e compreensão das informações publicadas pela população em geral.

Fonte: Conselho Regional de Contabilidade do Paraná

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *