Homofobia foi tema de debate na OAB Paraná

A Comissão de Diversidade Sexual da OAB Paraná promoveu na noite de quarta-feira (20) um debate sobre o tema da homofobia, em alusão ao Dia Internacional de Combate à Homofobia (17 de maio).  A data foi estabelecida por ser o dia em que a Organização Mundial da Saúde retirou o  homossexualismo do Código Internacional de Doenças (SID).

A mesa foi presidida pelo advogado Rafael Kirchhoff, da Comissão de Diversidade Sexual, e contou com a participação também da conselheira estadual da Seccional, Estefânia Maria Queiroz Barboza, do procurador de justiça do Ministério Público do Paraná, Olympio de Sá Sotto Maior, e do juiz do Trabalho e doutor em Direitos Humanos pela UFPR Leonardo Wandelli.

O promotor Fernando Mattos dirige um núcleo específico no Ministério Público sobre direitos humanos da comunidade LGBT e foi um dos palestrantes. Ele destacou a iniciativa da Ordem de promover o debate e contribuir para o  processo de consolidação desses direitos.  "A comunidade LGBT é reiteramente vítima de preconceito e discriminação por parte da sociedade e do poder público, e vítima das mais diferentes formas de violência – simbólica, ideológica, física e institucional. Essa situação tem que ser enfrentada pelo Estado e pelas instituições", disse.

O procurador Olympio Sotto Maior também expôs os fundamentos legais para o combate à homofobia, enquanto o juiz Leonardo Wandelli falou sobre a homofobia  no ambiente de trabalho e suas consequências na vida profissional e pessoal da pessoa LGBT. Estefânia Queiroz abordou aspectos da Constituição Federal relacionados ao tema.

Para Rafael Kirchhoff, o resultado do encontro foi extremamente positivo, pois revela articulação dos diversos órgãos e entidades da sociedade civil na persecução da plena cidadania da população LGBT no Paraná.