A abertura foi feita pelo coordenador científico do projeto, Sandro Kozikoski, que ressaltou a parceria com a Escola da Magistratura Estadual e Federal na realização do Projeto Caravanas do CPC, que será levado para as 47 Subseções da OAB no Paraná. Após a manifestação de Kozikoski, o presidente da Subseção de São José dos Pinhais Carlos Vanderlei Muhlstedt enalteceu o trabalho da ESA e a importância de oferecer um curso de tamanho interesse.
Os Juízes de Direito Marcia Hubler Mosko, da 3ª Vara Cível; André Dói, da 1ª Vara Cível; Ivo Faccenda, da 2ª Vara Cíve; Augusto Glukzak Junior, da 2ª Vara Criminal; Carlos Alberto Ritzmann, da 2ª Vara Cível e Fazenda Pública do Foro Regional de Araucária; Giani Moreschi, da 2ª Turma Recursal do Juizado Especial, representaram a magistratura do Estado do Paraná.
A professora Graciela Marins, Doutora pela UFPR, falou sobre as principais alterações do novo Código de Processo Civil e ressaltou a diminuição do prazo de duração do processo.
Para Ivo Faccenda, professor da Escola da Magistratura e PUC/PR, há no novo código algumas contradições que podem ser causa de morosidade e até mesmo encarecer o acesso à justiça. Houve perguntas dos participantes quanto à aplicabilidade dos novos dispositivos e seus efeitos práticos.
Pelas faculdades de direito, os coordenadores dos cursos da FAE/SJP, Karlo Vettorazzi, e das Faculdades de Indústria, Abner Silva, parabenizaram a iniciativa da de trazer o tema para debate e convidar os acadêmicos.