Seminário irá debater aspectos do enfrentamento à violência de gênero

Violência de gênero na sociedade, relação entre machismo e violência contra a mulher, e reflexão e responsabilização de homens agressores estarão entre os temas em debate no seminário "Aspectos Práticos do Enfrentamento à Violência de Gênero: o enfoque no autor da violência doméstica". O evento será realizado no dia 28 de novembro, na sede do Ministério Público, na Rua Marechal Hermes, 751 – Centro Cívico, Curitiba.

O seminário é promovido pelo Tribunal de Justiça do Paraná, por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CEVID), e pelo o Ministério Público do Estado do Paraná, por meio do Centro de Estudos e Aprimoramento Funcional e Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção aos Direitos Humanos – CAOPJDH e do Núcleo de Promoção da Igualdade de Gênero – NUPIGE. A Seccional paranaense e a Comissão de Estudos de Comissão de Estudos sobre Violência de Gênero (CEVIGE) apoiam a iniciativa.

O intuito do Seminário é provocar reflexões sobre a relação entre o machismo e a violência contra a mulher, a fim de suscitar um novo olhar sobre o homem agressor, visando à prevenção da violência doméstica e familiar. Ainda, discutir a relação da existência de grupos reflexivos de responsabilização e educação do agressor, bem como a diminuição de práticas delituosas.

O público alvo são Juízes de Direito, Promotores de Justiça, operadores do Direito, servidores públicos, estudantes, representantes de organismos governamentais e não-governamentais, de movimentos sociais, entre outros.

PROGRAMAÇÃO

9 horas– Abertura Oficial

10 horas
– “Apresentação do programa destinado à reflexão de homens agressores, existente desde o ano de 1999, junto ao Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Comarca de São Gonçalo-RJ. Reflexos sobre os processos judiciais.”
Desembargador Marcelo Castro Anátocles da Silva Ferreira. (TJRJ)

13h às 13h45 
– “Apresentação do Grupo Guia: Sensibilização e Orientação aos Autores de Violência contra a Mulher no Juizado de Violência Doméstica e Familiar na Comarca de Curitiba. Reflexos sobre os processos judiciais”. Dra. Luciane Bortoleto (juíza), Dr. Ricardo Kochinski Marcondes e Dra. Fernanda Guarnier Domiciano (promotores), Equipe Multidisciplinar do Juizado

13h45 às 14h15 
– “Apresentação do projeto ‘Caminhos’, vinculado ao Juizado de Violência Doméstica e Familiar na Comarca de Londrina. Reflexos sobre os processos judiciais. Dra. Zilda Romero (juíza), Regina Bergamaschi Bley e Iris Nascimento do Patronato Central – SEJU

14h15 às 14h45 
– “Apresentação do programa ‘Basta’, desenvolvido em diversas comarcas do  Estado do Paraná. Reflexos sobre os processos judiciais.” Regina Bergamaschi Bley e Iris Nascimento do Patronato Central – SEJU

14h45 às 15h15
– “Apresentação do programa de atendimento ao agressor vinculado à  Vara Criminal da Comarca de Medianeira. Reflexo sobre os processos judiciais”. Dr. André Doi Antunes (juiz)  e  Dra. Ticiane Louise Pereira (promotora)

15h15
– intervalo para lanche.

15h30 às 16h
– “Apresentação do programa ‘Maria da Penha’, vinculado à Vara Criminal da Comarca de Cianorte. Reflexos sobre os processos judiciais.” Dra. Flávia Braga de Castro Alves (juíza)  e  Dra. Elaine Lopo (promotora)

16h às 16h45 – “Apresentação do programa ‘Atendimento aos Autores de Violência Doméstica
(FAMMA)’ vinculado à 2ª Vara Criminal do Foro Regional de Sarandi e ao Juizado de Violência  Doméstica e Familiar na Comarca de Maringá.  Reflexos sobre os processos judiciais. Dra. Elaine Cristina Siroti (juíza Sarandi), Dra. Monica Maciel Gonçalves (promotora) – Equipe multidisciplinar FAMMA, Profª Araceles Frasson de Oliveira – Coordenadora do curso de Psicologia e integrante da Equipe Interdisciplinar da Faculdade Metropolitana de Maringá – UniFAMMA, Profª Eliane Amarilha de Souza Dantas – Coordenadora do curso de Serviço Social e integrante da Equipe Interdisciplinar da Faculdade Metropolitana de Maringá – UniFAMMA

16h45 às 17h15
– “Apresentação do projeto ‘SERmais’ (UEPG), vinculado ao Juizado de Violência Doméstica e Familiar na Comarca de Ponta Grossa. Reflexos sobre os processos judiciais.” Dra. Alessandra Pimentel Munhoz do Amaral (juíza), Dra. Aysha Sella Claro de Oliveira (promotora),

17h15 às 18h15  – Debates

18h15 – Lançamento do concurso de frases destinado à reflexão sobre a temática “Machismo” e “Violência contra a Mulher” (com possível participação dos membros, servidores e estagiários do MPPR, TJPR, SEJU e advogados vinculados à OAB/PARANÁ, premiação patrocinada pela ITAIPU).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *