As principais novidades da legislação eleitoral com vistas às eleições de 2014 estarão em discussão no IV Congresso Brasileiro de Direito Eleitoral, que será realizado de 29 a 31 de maio, no auditório da Universidade Positivo, em Curitiba. Advogados especializados de todo o Brasil, juristas, ministros e ex-ministros dos tribunais superiores estão na lista dos palestrantes e debatedores do evento, que terá cinco painéis, duas mesas de debates, além de conferências especiais. Estão confirmadas as presenças dos ministros Dias Toffoli, José Paulo Sepúlveda Pertence, João Otávio Noronha, Luciana Lóssio, Henrique Neves, entre outros.
De acordo com um dos organizadores do congresso, o advogado Gustavo Bonini Guedes, a programação é marcada pelo viés prático e os participantes tomarão contato com as principais reformas e alterações da legislação eleitoral, bem como com as últimas resoluções do TSE – neste caso, para as eleições de 2014. “Os palestrantes são instigados a tratar dos temas mais recentes e que podem gerar mais dúvida para o pleito que se aproxima”, adianta o coordenador.
Gustavo Guedes diz que a expectativa é repetir o sucesso da última edição, de 2012 , que contou com mais de 1.200 inscritos provenientes de todos os estados da federação, transformando Curitiba na “capital do Direito Eleitoral Brasileiro”. O evento é promovido pelo do Iprade (Instituto Paranaense de Direito Eleitoral), em parceria com o Ibrade (Instituto Brasileiro de Direito Eleitoral) e a Universidade Positivo. A presidência acadêmica do Congresso é da advogada Andrea Sabbaga de Melo. As vagas são limitadas. Mais informações e inscrições no site www.iprade.com.br.