O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF) farão a abertura oficial da VIII Semana Nacional de Conciliação na próxima segunda-feira (2), no início da sessão plenária do CNJ, em Brasília/DF. Em Curitiba, a solenidade de abertura acontecerá às 10h, no Tribunal do Júri e será realizada em conjunto pela Justiça Estadual, Justiça do Trabalho e Justiça Federal.
No Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), o Centro Judiciário de Solução de Conflito e Cidadania do 2º grau realizará dois mutirões temáticos de conciliação: um em processos que tenham como parte Companhias Aéreas e outro em executivos fiscais estaduais e já agendou cerca de 1.500 processos para audiências durante a 8ª edição da Semana Nacional de Conciliação, que ocorre de 2 a 6 de dezembro.
As audiências vão acontecer das 13h às 18h no local onde funcionavam as antigas Varas de Família da Capital (Av. Cândido de Abreu, 830 – Centro Cívico)
O slogan da campanha de 2013 é "Quem concilia sempre sai ganhando". A Semana Nacional de Conciliação consiste em um esforço concentrado dos tribunais na seleção de processos com possibilidade de acordo e na intimação das partes para que elas tentem solucionar seus conflitos de forma pacífica, simplificada e mais rápida.
Segundo os dados dos três ramos de Justiça, em 2012 a campanha conseguiu finalizar mais da metade dos processos incluídos no mutirão: foram realizados 175.173 acordos em todo o Brasil, com valores homologados de R$ 749,7 milhões.
Nos últimos 7 anos, as semanas nacionais de conciliação realizaram 1,9 milhão de audiências, efetuaram 916 mil acordos (47,5%) e movimentaram R$ 5,3 bilhões.
Fonte: TJ-PR