O governado do Paraná vai nomear aprovados no processo seletivo para Defensoria Pública do Paraná em uma cerimônia marcada para às 14h30, nesta terça-feira (15), no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Na ocasião, a defensora pública-geral do Estado, Josiane Fruet Bettini Lupion, também será nomeada. A expectativa é de que sejam nomeados e convocados os 87 advogados aprovados no concurso para atuar como defensores no estado, o que deve contribuir para o trabalho que vem sendo desenvolvido por apenas 10 profissionais do Paraná, que prestam assistência jurídica à população.
De acordo com a Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep), cerca de 70% das pessoas que moram no estado recebem até três salários mínimos, o que as tornaria aptas a serem atendidas pela defensoria. Segundo estimativas, seriam necessários 844 advogados para suprir a demanda local.
A criação e instalação efetiva da Defensoria Pública no Paraná foi uma das bandeiras de luta da OAB Paraná nos últimos anos. A criação da Defensoria Pública já estava prevista na Constituição Federal de 1988, mas sua regulamentação só veio em 2011, quando foi sancionada a Lei Orgânica da Defensoria Pública do Paraná. O estado foi o penúltimo a criar o órgão, mas, até hoje, a implementação não foi efetiva e apenas um concurso foi realizado.
Fonte: Com informações da AENotícias e Gazeta do Povo