Novos membros do Tribunal de Ética e Disciplina tomam posse na OAB Paraná

Os novos componentes do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da OAB Paraná, para a gestão 2013-2016, tomaram posse nesta segunda-feira (3), em solenidade na sede da Seccional, em Curitiba. Os novos membros foram eleitos na sessão do Conselho Pleno no início do mês de maio. O advogado Renato Kanayama foi reconduzido ao cargo de presidente do TED e, em seu discurso, pediu aos novos integrantes das 13 turmas, serenidade e celeridade nos julgamentos.  “Serenidade para julgarmos objetivamente a fatos, desligados dos respectivos sujeitos, para dizermos se infringiram as normas da ética ou não”, disse Kanayama.

“Celeridade para julgarmos próximo do fato, conforme princípio da contemporaneidade ora introduzido na Constituição (Art. 5º, inciso LXXVIII, da razoável duração do processo e celeridade de tramitação)”, completou. Citando locução do extinto Tribunal de Recursos, Kanayma explicou que a celeridade é necessária para que “a delonga na solução não ameace transformar-se em constrangimento”, e fazendo referência ao ex-ministro Sepúlveda Pertence, para que a prolongada duração do processo não se transforme  “em exposição da honra e da imagem das pessoas à desconfiança e conjecturas injuriosas”.

O presidente do TED afirmou ainda que ninguém mais autorizado do que o Tribunal de Ética para dizer se o advogado infringiu a ética ou não. “Mas para que não percamos essa autoridade é preciso que a exerçamos com serenidade, julgando objetivamente a fatos para que sejam eles excluídos no julgamento público da classe, é preciso que exerçamos com celeridade, não a ponto de julgarmos antecipadamente e mal, não a ponto de julgarmos tardiamente e mal, prejudicando nas duas situações ao advogado e à classe”.

O presidente da OAB Paraná, Juliano Breda, fez a entrega dos certificados de posse a cada um dos membros do TED. Breda sustentou em seu discurso que o Tribunal de Ética desempenha um papel fundamental e essencial à  entidade e à classe. “É dever da OAB e de seus administradores lutarem com absoluta tenacidade e obstinação pela preservação dos direitos, das garantias e prerrogativas profissionais. Mas, com o mesmo vigor e a mesma dedicação com que a Ordem protege os limites e os direitos do exercício profissional, deve também zelar pela preservação dos princípios éticos que norteiam a nossa atividade”, argumentou.

“A Ordem não cumprirá o seu papel se defender as prerrogativas e for omissa em relação à transgressão ética ou disciplinar por parte de seus inscritos. E esta é uma função de cada vez maior necessidade. Nós, que conhecemos um pouco a repeito das difíceis circunstâncias em que o advogado atua, sabemos da importância de lutarmos pela manutenção de uma imagem de credibilidade da nossa classe”, completou Breda.

Confira as fotos da posse no Facebook da OAB Paraná.

Nesta gestão, o TED terá a sua 13ª Turma, criada no ano passado pelo Conselho anterior, com atuação em Santo Antônio da Platina. Confira a relação dos componentes do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB Paraná, gestão 2013-2016.

Composição do TED:
Presidente: Renato Alberto Nielsen Kanayama
Secretário-Administrativo: Jackson Sponholz
Corregedor: Mauro Joselito Bordin

Primeira Turma:
Presidente: Fabio Ciuffi
Membros:  Clóvis Pinheiro de Souza Junior,   Norberto Trevisan Bueno,   Pedro Ivan Vasconcelos Holland, Caio Augustus Ali Amin

Segunda Turma:
Presidente:  Pedro Paulo Pamplona
Membros:   Ítalo Tanaka Junior , João Eurico Koerner,  Martim Afonso Palma, Ronnie Kohler

Terceira Turma:
Presidente: Juarez Xavier Kuster