Odair Vicente Moreschi toma posse como corregedor-geral da OAB Paraná

O advogado Odair Vicente Moreschi, de Maringá, tomou posse nesta sexta-feira (10) do cargo de corregedor-geral da OAB Paraná. Moreschi assinou o termo na sessão do Conselho Pleno e recebeu o certificado de posse das mãos do conselheiro Luiz Sérgio de Toledo Barros. A Corregedoria Geral da OAB Paraná foi criada recentemente, nesta gestão, e Moreschi foi eleito por aclamação pelos conselheiros para assumir a função.

O corregedor explicou que sua missão será estabelecer uma metodologia de trabalho para garantir celeridade e qualidade no julgamento dos processos que tramitam na Seccional. A fiscalização permeará todos os setores administrativos, bem como os órgãos que compõem a Seccional e as subseções. “Vamos buscar respostas rápidas e eficientes para evitar injustiças aos advogados e também aos cidadãos que recorrem à OAB em razão de práticas desonestas de profissionais que desonram a classe”, disse. Moreschi destacou que a Corregedoria representa uma vertente na defesa da imagem da instituição e das prerrogativas da advocacia.

O foco inicial da Corregedoria, segundo o advogado, serão os processos disciplinares. Um dos compromissos assumidos pelo corregedor no Conselho Pleno foi  fazer a remessa, até o final do ano, de pelo menos 70% dos processos disciplinares herdados das gestões anteriores para o Tribunal de Ética e Disciplina (TED). Conforme dados apresentados, tramitam hoje, na Seccional, cerca de 10 mil processos, sendo 8 mil da capital e 2 mil do interior, o que representa de 20 a 22% do número total de advogados do estado. Entretanto, é preciso considerar que 60% dos processos julgados pelo TED são considerados improcedentes.

O vice-presidente da OAB Paraná, Cássio Lisandro Telles, que presidiu a sessão, afirmou que a criação da Corregedoria representa um grande avanço e uma melhora substancial no tratamento das questões de ética profissional. “Considero que avançamos muito rumo à celeridade na tramitação dos processos disciplinares e à redução do índice de prescrição. Esse é um compromisso da atual gestão: ter a Corregedoria como instrumento que dará grande atenção à ética profissional”, afirmou o vice-presidente.

Odair Moreschi foi membro do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB Paraná (de 2007 a 2013),  conselheiro estadual por duas gestões (2001 a 2006), presidente (1991-1994) e vice-presidente  (1989-1991) da subseção de Maringá.

Conselho

Sessão do Conselho Pleno aconteceu no último dia 10 de maio

Confira a Resolução nº 13/2013 que apresenta o Regimento Interno da Corregedoria da Seccional. Leia mais aqui

O advogado Renato Kanayama foi reconduzido no cargo de presidente do TED na eleição que ocorreu no último dia 10 de maio. Leia mais

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *