Passeatas contra falta de juízes reúnem mais de 2 mil pessoas

As passeatas realizadas nesta terça-feira (7) pela subseção da OAB Medianeira nas comarcas de São Miguel do Iguaçu, Matelândia e Medianeira reuniram mais de 2 mil pessoas, entre advogados e cidadãos paranaenses.  As mobilizações públicas cobraram a nomeação de juízes titulares nas três comarcas da 38ª Seção Judiciária do Paraná, que há meses estão sem juiz e acumulam cerca de 30 mil processos.

A iniciativa da Subseção de Medianeira, presidida pelo advogado Antonio Tarcisio Matté, teve o apoio da diretoria da OAB Paraná, que encaminhou carta de apoio aos advogados e população das referidas comarcas, onde reforça o conhecimento sobre a situação dramática e ressalta as ações que têm feito para tentar solucionar o problema. “Não é possível haver uma prestação jurisdicional célere, que respeite a razoável duração do processo, e que atenda aos anseios da população que busca a Justiça, sem magistrados nas comarcas”, diz um dos trechos da carta.

“O movimento teve sucesso absoluto, com grande adesão da população e participação dos advogados da região”, comentou Matté. De acordo com o presidente da OAB Medianeira seriam necessários oito juízes, sendo seis titulares e dois substitutos, para a sessão judiciária, que hoje conta com apenas um juiz. "Se tivéssemos estes juízes, em dois anos resolveríamos os problemas. Mas hoje é impossível, os processos não andam", argumentou.

Em Medianeira e Matelândia a população entoou o Hino Nacional em frente ao Paço Municipal das cidades. A imprensa de toda a região Oeste do Paraná acompanhou a movimentação. No início da manhã foi realizada manifestação em São Miguel do Iguaçu, quando advogados e população local se reuniram em frente ao Fórum da cidade e na sequência percorreram as principais avenidas em uma ação de conscientização da população sobre o problema.

Em junho de 2012, a OAB Medianeira já realizou um ato nas três comarcas cobrando a nomeação de juiz, o que surtiu efeito momentâneo.

O problema de falta de juízes foi um dos tópicos apresentados pela Seccional para a Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que recentemente fez inspeção no Tribunal de Justiça do Paraná.

Confira a cobertura jornalística dos veículos de comunicação da região:

Manifesto público reivindica juízes. Mais de 30 mil processos estão parados

JUIZES JÁ: passeata e mobilização contra o abandono da Justiça nas Comarcas da região

Clique aqui para conferir reportagem sobre o assunto e uma entrevista com o presidente da OAB Medianeira para o programa Bom Dia Paraná, da RPC TV.

Seccional

A OAB Paraná manifestou apoio aos advogados e população da região de Medianeira

O Conselho Seccional da OAB Paraná, por intermédio de sua Diretoria, manifesta integral solidariedade na justa reivindicação liderada pela subseção da OAB Medianeira, quanto ao preenchimento urgente das vagas de Juízes nas Comarcas de Medianeira, São Miguel do Iguaçu e Matelândia.

Clique aqui para ler a carta na íntegra