Alberto de Paula Machado recebe homenagem da OAB Londrina

O advogado e ex-vice-presidente do Conselho Federal da OAB, Alberto de Paula Machado, foi homenageado na solenidade de posse da nova diretoria da OAB Londrina, realizada na última segunda-feira (4), pelos relevantes serviços prestados à classe dos advogados e à justiça. “Machado é um grande líder da advocacia londrinense. Há 25 anos vem prestando relevantes serviços à OAB Paraná. Sua história inspira toda a categoria e é a partir de exemplos como o dele que fazemos a OAB”, destacou o novo presidente da Subseção de Londrina, Artur Piancastelli.

“Nos sentimos honrados de pertencer ao mesmo grupo e dividir os mesmos princípios que advogados como Alberto de Paula Machado e José Lucio Glomb, que realizaram um excelente trabalho à frente da Ordem”, sustentou Piancastelli. Além de Alberto de Paula Machado, foram homenageados o ex-presidente da Seccional, José Lucio Glomb; o ex-presidente da OAB Londrina, Elizandro Pellin; e o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA-PR), José Augusto Araújo de Noronha.

O conselheiro federal da OAB e ex-presidente da OAB Paraná agradeceu o apoio recebido nas últimas eleições do Conselho Federal. Machado destacou se sentir estimulado em estar na OAB,  uma das mais importantes entidades representativas da sociedade civil brasileira e em contato com os verdadeiros princípios da advocacia.

A noite foi marcada por discursos emocionados e pontuados pelo respeito e admiração pela Ordem dos Advogados do Brasil. A sessão foi instalada pelo presidente da Seccional, Juliano Breda. O ex-presidente da subseção, Elizandro Pellin, enalteceu os ex-dirigentes da Subseção e da Seccional pelo trabalho conjunto e dedicado e que resultou em benefícios à sociedade e aos profissionais, com melhorias na estrutura do Judiciário e da entidade, além de ações importantes realizadas em defesa das prerrogativas dos advogados.

Artur Piancastelli abriu seu discurso lembrando as vítimas de Santa Maria (RS), observando que todos ainda estavam “assombrados por terem assistido, impotentes, a negligência e a ganância, possivelmente,  associadas à corrupção”. Em seu discurso o advogado citou Cícero, lembrando que desde aquela época os “homens perceberam a grandeza e relevância da advocacia”.

“Hoje, isso não é muito diferente. Nossa profissão se confunde com liberdade, com luta, com cidadania, com elevados valores de uma Nação”, ressaltou. Ele lembrou importantes episódios da história brasileira, momentos em que o posicionamento de advogados e da OAB foram decisivos para a retomada da liberdade, como as Diretas Já, impeachment de um presidente, movimento pela Moralização da Assembleia Legislativa do Paraná, entre outros.

Destacando a importância da OAB como um dos últimos refúgios da cidadania, Piancastelli disse que muito já se fez, mas ainda há muito por fazer. “Trabalharemos sem descanso para que a advocacia seja valorizada e os advogados respeitados nos fóruns, delegacias e em quaisquer lugares. Lutaremos até o fim contra os abusos do Estado policial, porque sem advogado não há Justiça, e sem Justiça não há liberdade, não há democracia”.

O presidente da Seccional, Juliano Breda, ressaltou o papel da OAB e de suas lideranças. Ele destacou a defesa das prerrogativas e da remuneração justa dos advogados como bandeiras da diretoria da OAB Paraná e também o empenho em prol do crescimento da Escola Superior da Advocacia (ESA). “Hoje, a ESA do Paraná é a segunda do Brasil, ficando atrás apenas da do Rio de Janeiro. Ganharemos o primeiro lugar. Nossa meta é atingir não só as 47 subseções, mas os cerca de 44 mil advogados do Paraná. Queremos que todos tenham acesso aos cursos ofertados pela ESA”, disse.
 
O presidente da CAA-PR destacou em seu discurso o relevante papel de Artur Piancastelli na gestão anterior do órgão, quando ocupou o cargo de vice-presidente. “A Caixa era pouco conhecida e o desafio era levar nossa previdência, assistência e convênios a 44 mil advogados. Artur Piancastelli nos trouxe uma preocupação e uma ideia, logo no início da gestão,  que era o uso do Processo Eletrônico. Com o apoio do Conselho Federal, criamos então o Centro de Inclusão Digital”, lembrou Noronha. Ele informou que hoje já são 20 Centros no Estado.

Noronha relembrou ainda o convênio com uma instituição bancária, realizado ano passado, e que isentou 4 mil advogados da anuidade da OAB, ideia amplamente divulgada na região por Piancastelli, atingindo mais de 1.200 adesões em Londrina. E por fim, falou sobre o projeto do Centro de Convivência, também levado à Caixa por Piancastelli, que proporcionará mais momentos de lazer aos advogados.

Clique aqui para ver registros da solenidade

Foto: Alberto de Paula Machado recebe homenagem da vice-presidente da OAB Londrina, Vânia Queiroz, e do presidente da Subseção, Artur Piancastelli.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *