O projeto OAB Cidadania, desenvolvido pelo OAB Paraná, sob a coordenação da advogada Lúcia Maria Beloni Corrêa Dias, foi um dos destaques da 9ª edição do Prêmio Innovare. O projeto recebeu Menção Honrosa na categoria Advogados. Lúcia Beloni participou da cerimônia de premiação, realizada nesta quarta-feira (7), em Brasília, com a presença do presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Carlos Ayres Britto, e do presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante.
O Prêmio Innovare foi criado em 2004 para identificar, premiar e divulgar práticas inovadoras da Advocacia, Poder Judiciário, Defensoria Pública e do Ministério Público, que estejam contribuindo para a modernização dos serviços da Justiça brasileira. Os critérios para avaliação dos trabalhos inscritos são eficiência, celeridade, qualidade, criatividade, exportabilidade, satisfação do usuário, alcance social e desburocratização.
Realizado desde 1998, o OAB Cidadania presta atendimento a presos carentes. Conta com a colaboração de estagiários voluntários que, sob a orientação de advogados, atuam em processos de revisão criminal de condenados que cumprem pena no sistema penitenciário, e também de liberdade provisória e revogação de prisão preventiva de presos provisórios em delegacias.
Nesse período, o projeto prestou quase 35 mil atendimentos. Para Lúcia Beloni, a premiação é o reconhecimento do trabalho realizado ao longo desses anos pela OAB Paraná, pelo aperfeiçoamento da justiça, em cumprimento à sua função social. Ao receber a homenagem, Lúcia Beloni dedicou o prêmio à Seccional paranaense.
Foto: Eugênio Novaes / Conselho Federal da OAB