OAB Paraná abre em União da Vitória 5 ª Colégio de Presidentes

 A OAB Paraná abriu na noite desta sexta-feira (20), em União da Vitória, a 5 ª reunião do Colégio de Presidentes de Subseção da atual gestão. Representantes da OAB de todas as regiões do Paraná participam do encontro, que vai discutir os principais temas e desafios que se colocam para a categoria. A relação umbilical entre a OAB, a advocacia e a sociedade esteve entre os temas em discussão e foi tema da palestra de abertura, proferida pelo presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante Junior.

Em um breve histórico da atuação da OAB, Ophir lembrou das lutas em defesa dos direitos e garantias constitucionais. “Graças a atuação da OAB que a constituinte de 1988 entendeu que só haveria democracia com a defesa da liberdade. E para que isso seja mantido é preciso a advocacia”, sustentou.

“É fundamental fortalecer a advocacia, para que possamos executar a defesa da liberdade dentro daquilo pautado na constituição. É por isso, por exemplo, que a OAB abraçou a Ficha Limpa. Esta lei não vai acabar com as mazelas existentes da esfera pública, mas vai conferir responsabilidade maior para os partidos políticos na seleção de seus candidatos. E é por isso que fomos buscar a sua inserção na Constituição”, afirmou Ophir.

O presidente da OAB Paraná, José Lucio Glomb, emocionou a plateia com um discurso sobre sua história pessoal e as recordações da infância e juventude vividos em Porto União, sua cidade natal. “Aqui no Cine Teatro Luz assistíamos nossas matinês. Logo ali em frente, na saída do teatro, trocávamos gibis. Esta é um local extremamente especial. É com orgulho e de cabeça erguida que volto à minha cidade”, afirmou.

“Ontem estávamos em Brasília saudando o ministro Carlos Ayres Britto. O novo presidente do Supremo Tribunal Federal carrega o DNA das liberdades em seu sangue. Daí nossa expectativa sobre seu mandato. Precisamos de pessoas que lutem contra a corrupção para que tenhamos a liberdade, um país melhor para todos os cidadãos”, disse Glomb.

Na manhã de sábado, a pauta do Colégio de Presidentes prevê discussões sobre prerrogativas profissionais e precatórios requisitórios no Paraná. O tema será tratado pela servidora da Justiça Estadual, Fernanda Tavares Milanezi. Entre os debatedores estarão os advogados Julio Martins Queiroga, Celso Yokohama, Denise Sfeir, Luiz Alberto Kubaski, Luis Antonio Corona e Veronica Ratuchenei.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *