O número de advogados já alcançados atualmente pela certificação digital em todo o País é de cerca de 90 mil – mais precisamente 89.511, sendo que 61.648 foram certificados pelo sistema Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e 27.863 pela Associação dos Advogados de São Paulo (AASP). No universo de 703.715 advogados cadastrados nacionalmente, a certificação digital hoje cobre cerca de 13% do total da categoria, sendo que a OAB foi responsável por 9% de todos os certificados emitidos até agora.
Os dados foram apresentados hoje (30) pelo presidente da Comissão Especial de Informática e Estatística do Conselho Federal da OAB, o conselheiro federal da entidade pelo Maranhão José Guilherme Zagalo, durante reunião do Colégio de Presidentes de Seccionais da OAB, que acontece nesta capital, sob a condução do presidente nacional da entidade, Ophir Cavalcante.
O conselheiro Zagalo informou que uma meta que está sendo perseguida pela OAB como ideal, para os próximos anos, é a certificação de um total de 250 mil advogados, que ficarão aptos a operar plenamente com o Processo Judicial Eletrônico (PJE). Aparentemente, conforme observou, esse número significa algo em torno de 35% do universo de 700 mil advogados brasileiros, mas, na verdade, é muito mais se for considerado apenas o total de advogados que efetivamente militam no Judiciário brasileiro – menor que o total cadastrado nacionalmente.
Por Unidade da Federação, o Estado do Paraná foi o que mais certificou seus advogados até o momento. De um quadro total de 40.375 advogados inscritos na OAB-PR, a entidade emitiu 22.811 certificados, alcançando uma cobertura de 56% – percentual bem superior à média nacional da certificação, hoje em torno de 13%, somando os certificados digitais emitidos pela OAB e AASP.
Fonte: Conselho Federal