Sai a licitação para a primeira etapa das obras do novo Fórum Cível de Curitiba

Foi divulgado na tarde desta sexta-feira (23), no site do Tribunal de Justiça do Paraná, o edital de licitação da primeira etapa das obras do novo Fórum Cível de Curitiba. A publicação no Diário Eletrônico da Justiça será feita na próxima segunda-feira (26), segundo informações da Divisão de Licitações do TJ. O custo da primeira etapa está estimado em R$ 14, 5 milhões. O projeto prevê a construção de 16 mil metros quadrados, no terreno do futuro Centro Judiciário de Curitiba, no Ahú. 

De acordo com o diretor do Departamento de Engenharia e Arquitetura do Tribunal de Justiça, Cornelius Unruh, o prédio terá estrutura horizontal, com quatro pavimentos construídos em pré-moldados. 

A primeira etapa corresponde à construção de fundações, vigas, pilares, lajes, cobertura e paredes externas. Na segunda etapa serão feitos os acabamentos internos dessa nova edificação e também a remodelação do prédio do antigo presídio, que terá sua estrutura externa mantida, mas internamente será adaptado para também abrigar varas judiciais. Os dois prédios juntos vão abrigar 36 varas judiciais. O valor total das duas etapas, segundo o diretor do DEA, deverá chegar a R$ 45 milhões. 

A construção de uma sede adequada para o Fórum Cível de Curitiba, para melhor atendimento dos jurisdicionados e dos advogados, é uma das batalhas da OAB Paraná há muitos anos. A notícia da divulgação do edital foi comemorada pelo presidente da OAB Paraná, José Lucio Glomb. “Essa obra é resultado da pressão dos advogados e da boa vontade da atual direção do Tribunal de Justiça, que está resolvendo uma pendência de décadas. O novo Fórum é uma obra muito importante para a advocacia e para o aprimoramento da Justiça”, disse Glomb. 

Veja aqui o edital.