A conselheira estadual da OAB Paraná, advogada Daniela Ballão Ernlund, proferiu homenagem na última reunião de Conselho, dia 8 de março, às mulheres advogadas, por ocasião do Dia Internacional da Mulher. Leia a seguir a íntegra do discurso:
Uma breve homenagem
Daniela Ballão Ernlund
Na qualidade de membro deste Conselho e vice-presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB/PR, sinto-me responsável em dirigir algumas palavras, pelo dia internacional da mulher, às Advogadas Paranaenses, representadas na Diretoria e no Conselho da OAB/PR e da CAA/PR por 16 mulheres, além de mim: Doutoras Juliana Colle Bretas, Edni de Andrade Arruda, Marta Marília Tonin, Lúcia Maria Beloni Corrêa Dias, Neide Simões Pipa André, Priscila Placha Sá, Rosa Maria Rigon Spack, Vera Grace Paranaguá Cunha, Ana Eliete Becker Macarini Koehler, Iverly Antiqueira Dias Ferreira, Marcia Helena Bader Maluf Heisler, Vanessa Dias Simas, Maria Regina Zarate Nissel, Iolanda Maria Gomes e Juliana Maia Benato.
Pelas últimas estatísticas levantadas pela OAB/PR, hoje, 42% (quarenta e dois por cento) do quadro de advogados do Estado do Paraná são mulheres. Um número expressivo e que cresceu de forma rápida e progressiva nas últimas décadas. Se hoje podemos dizer que a mulher pode ser também advogada, é porque mulheres lutaram para conquistar este direito de também serem uma profissional, se assim desejarem.
Conforme dizia Simone de Beavoir: “Que nada nos defina. Que nada nos sujeite. Que a liberdade seja a nossa substância.” Por isto defino a mulher como um ser guerreiro, apesar de fragilizada historicamente e ainda vítima do preconceito, da violência doméstica, da perda de um filho por decorrência das drogas, da pedofilia, da violência de nossas cidades. É imensurável o número de mulheres que ainda sofrem caladas. Mas, como eu disse, a mulher é guerreira, luta na construção de um mundo melhor e mais humano. E nada mais perfeito para qualificar nossa Mulher Advogada, representada aqui por 17 guerreiras, que, humildemente, me incluo.
Por isto minha homenagem. Eu não poderia deixar de agradecer o trabalho que cada uma desempenha para esta Instituição, com competência e muita dedicação. E para deixar registrado todo este trabalho, para quem sabe um dia sermos lembradas por nossos filhos, a Comissão da Mulher Advogada está preparando um grande Simpósio, com o lançamento de uma Obra: “A Mulher e o Direito”, coordenado pelas Dras. Sandra Lia Bazzo Barwinski e Graciela Iurk Marins. Dentre os trabalhos publicados nesta Obra, destaco o da Dra. Marta Marília Tonin, presidente fundadora da Comissão da Mulher Advogada, Dra. Edni de Andrade Arruda, Dra. Lúcia Maria Beloni Corrêa Dias e Dra. Iverly Antiqueira Dias Ferreira, que emprestam ao livro o brilho de cada uma, que lhe é inerente. Além do lançamento deste livro, teremos como palestrantes: a psicóloga e comunicadora Maria Rafart e as advogadas Elizabeth Sussekind e Maristela Basso, que dentro de suas áreas de trabalho trarão uma análise psíquica, social e jurídica do papel da Mulher na atualidade.
Surpreendeu-me o título da palestra proposto pela Doutora Elizabeth Sussekind, quando a convidamos para este nosso evento: O papel da Mulher na prevenção das drogas e do crime. Da análise cuidadosa do título, deparei-me com a extensão do papel que assumimos na sociedade contemporânea e a responsabilidade em dividir esta nossa angústia com os homens, nossos companheiros na caminhada desta vida.
Parabenizando, novamente, a todas as advogadas e o imprescindível apoio de nosso Presidente e de nossos colegas advogados, que reconhecem e assumem esta luta como sendo própria, convido todos a prestigiarem nosso evento, que acontecerá na próxima 6a. feira, dia 16 de março de 2012, no auditório da OAB/PR. Muito obrigada!