Desembargadora Marga Barth Tessler assume como presidente do TRF4

A desembargadora federal Marga Inge Barth Tessler assumiu na segunda-feira (20) como presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). A sessão solene foi realizada no Plenário da corte, em Porto Alegre. Os desembargadores federais Luiz Carlos de Castro Lugon e Tadaaqui Hirose também foram empossados como vice-presidente e corregedor regional, respectivamente. O presidente da OAB Paraná, José Lucio Glomb, participou da cerimônia realizada na sede do TRF em Porto Alegre.

Ao abrir a sessão solene, o desembargador federal Vilson Darós fez um breve pronunciamento antes de transmitir o cargo, destacando a informatização e a implantação do processo eletrônico como as grandes marcas de sua gestão. “Os processos eletrônicos judicial e administrativo estão consolidados em toda a 4ª Região”, declarou. “Administrei com os pés no chão e os olhos no futuro”. A seguir, o magistrado empossou a nova presidente da corte. Marga assumiu então a coordenação da sessão e deu posse a Lugon, como vice-presidente, e a Hirose, como corregedor regional. Pela primeira vez, as assinaturas dos termos de posse dos novos dirigentes foram assinadas digitalmente, utilizando o Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

A nova presidente da corte proferiu seu discurso de posse dando uma ideia das dimensões de sua tarefa. Segundo ela, a administração do tribunal é maior do que a de muitos municípios, com jurisdição sobre três Estados da federação, 4.918 servidores, 179 varas federais, 356 juízes e um orçamento superior a R$ 1,2 bilhão. A cerimônia de posse da nova administração também contou com a presença do presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia; da ministra Ellen Gracie Northfleet, do Supremo Tribunal Federal; do ministro Luís Inácio Lucena Adams, advogado-geral da União; além de diversas autoridades nacionais, regionais, estaduais e locais.

Foto: Os desembargadores Lugon, Marga e Hirose assumem administração do tribunal no biênio 2011-2013
Fonte: Assessoria de Imprensa do TRF 4ª Região