CAHS vai comemorar 80 anos com evento “O Julgamento de Otelo”

Neste ano de 2011 o Centro Acadêmico Hugos Simas (CAHS), entidade representativa dos estudantes de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR), completa 80 anos e para marcar a data vai realizar o evento “O Julgamento de Otelo”. A representação, que simula o julgamento de Otelo, personagem de William Shakespeare, pretende resgatar o momento histórico vivido pelo CAHS em 1961, no Teatro Guaíra ainda em construção, quando o Centro Acadêmico era presidido por Munir Karam, hoje desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Paraná.

Naquela época participaram do júri simulado o criminalista Carlos de Araújo Lima, na defesa do reú, e José Rodrigues Vieira Neto, na acusação. O desembargador Ernani Guarita Cartaxo, na época diretor da Faculdade de Direito da UFPR, presidiu o corpo de jurados e o ator Paulo Autran interpretou Otelo. Passados 50 anos o CAHS vai reeditar o evento, com coordenação dos juristas René Ariel Dotti e Munir Karam, tendo como advogado de acusação Técio Lins e Silva e o paranense Jacinto Nelson de Miranda Coutinho como defensor. O juiz da 2ª Vara do Tribunal do Júri de Curitiba, Daniel Ribeiro Surdi de Avelar, será responsável pela decisão e sentença, e o ator Danilo Avelleda interpretará Otelo. A produção cênica está a cargo do advogado José Plínio Taques Martins, membro da Comissão de Assuntos Culturais da OAB Paraná.

Os representantes do CAHS, Mayara Tonin, Amália Baki e Guilherme Eiras estiveram, nesta quarta-feira (15), apresentando o projeto para o presidente da Seccional, José Lucio Glomb, que confirmou apoio da OAB ao evento. “O Julgamento de Otelo” está previsto para acontecer no dia 23 de setembro de 2011, no Teatro Guaíra, com júri composto da maneira inglesa, com 12 jurados, conforme a obra “Otelo – O Mouro de Veneza”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *