Semana Nacional da Conciliação terá 6.229 audiências em 104 comarcas paranaenses

O Tribunal de Justiça do Paraná participa do dia 29 de novembro a 3 de dezembro da Semana Nacional da Conciliação, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Estão agendadas 6.229 audiências de conciliação em 104 comarcas paranaenses. Em Curitiba, haverá audiências nos Núcleos de Conciliação do Palácio da Justiça e do Fórum Cível.

A Justiça tem duas formas para resolver os processos: a forma conciliada, com acordo entre as partes, e a forma impositiva, com a sentença do juiz. A forma conciliada está posta em primeiro lugar na lei processual civil e é considerada a melhor pelo Conselho Nacional de Justiça, porque é mais rápida, mais eficaz, mais pacificadora e menos onerosa, além de afastar o risco de injustiça.
 
A conciliação é um meio alternativo de resolução de conflitos em que as partes confiam a uma terceira pessoa, o conciliador, a função de aproximá-las e orientá-las na construção de um acordo. O conciliador é uma pessoa da sociedade que atua, de forma voluntária e após treinamento específico, como facilitador do acordo entre os envolvidos, criando um contexto propício ao entendimento mútuo, à aproximação de interesses e à harmonização das relações. A Semana Nacional pela Conciliação é um marco anual das ações do Conselho Nacional de Justiça e dos tribunais para fortalecer a cultura do diálogo.

Fonte: Assessoria de Imprensa do TJ-PR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *