Em sessão realizada na tarde desta quinta-feira (18) no Plenário do Senado, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) recebeu uma homenagem por seus 80 anos de fundação. Vários senadores discursaram, ressaltando a importância da instituição para o país. Durante a sessão, o presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, destacou a necessidade urgente de promover uma Reforma Política no Brasil. “Ela é o instrumento necessário para diminuir as desigualdades e corrigir distorções no sistema eleitoral brasileiro”, disse. “A sociedade espera esse gesto da classe política e a OAB está pronta para colaborar nesse trabalho.”
O presidente da OAB Paraná, José Lucio Glomb, assim como presidentes de outras Seccionais e conselheiros da OAB acompanharam toda a programação da semana em comemoração aos 80 anos da instituição. No Plenário do Senado, Pedro Simon (PMDB-RS) relembrou a luta da OAB em favor da democracia, destacando episódios marcantes durante o regime militar. A homenagem durante a hora do expediente foi requerida pelo senador Valter Pereira.
Criada em 1930, a OAB manifestou-se contra as ditaduras de Getúlio Vargas (1937-1945) e dos militares (1964-1985). Participou também das negociações políticas destinadas a promover a redemocratização do país, com a revogação da Lei de Segurança Nacional e do AI-5, a restauração do habeas corpus, as garantias plenas da magistratura e dos direitos humanos. A entidade lutou, ainda, pelo afastamento do ex-presidente da República, Fernando Collor de Mello.
Foto: O presidente do Conselho Federal, Ophir Cavalcante, na tribuna do Senado. Presidente da Seccional compôs a mesa durante solenidade comemorativa aos 80 anos da OAB. Waldemir Barreto/Agência Senado