Lembrando os problemas que os advogados enfrentam no estado, a nova diretoria da OAB Paraná tomou posse na noite de quarta-feira (20). O novo presidente da Seccional, José Lúcio Glomb, foi empossado pelo presidente da OAB Nacional, Cezar Britto, em solenidade que reuniu autoridades e advogados de todo estado no Teatro Guaíra, em Curitiba. José Glomb iniciou seu discurso de posse com uma reverência à Zilda Arns, morta tragicamente no terremoto do Haiti na última semana. Na seqüência o presidente falou do papel da OAB em defesa da sociedade e lembrou da necessidade de melhorias nos serviços judiciais do Paraná, em especial na Justiça Estadual, onde o número de servidores, magistrados são insuficientes além das instalações precárias. “A nossa crítica é construtiva e queremos ajudar”, salientou. A criação de um tribunal regional federal do Paraná, foi um dos pontos mais importantes do discurso, e é uma das principais campanhas da nova gestão. Nas subseções já tomaram posse Luis Alberto Kubaski, presidente da subseção de Ponta Grossa, na manhã de quarta-feira (20) e Elizandro Pellin, na noite de quinta-feira (21), na subseção de Londrina. A próxima solenidade oficial de posse acontece na segunda-feira (25), na subseção de Apucarana, quando o advogado Julio César Gonçalves assume a presidência.
Posse na Seccional
O ex-presidente da Seccional, Alberto de Paula Machado, falou da experiência que adquiriu na presidência da OAB Paraná, em seu discurso de despedida. “Deixo a presidência enriquecido pela experiência e honrado por ter servido aos colegas nos últimos três anos. Procurei deixar como marca da gestão ouvir e atender a advocacia”. O ex-presidente que agora concorre à vice-presidência do Conselho Federal, destacou também que identificar os fatores que prejudicam a advocacia foi um propósito que norteou as ações da sua gestão, com objetivo de atender o maior número possível de advogados no Paraná como um todo.
Mais de mil pessoas participaram da cerimônia. A solenidade de posse contou com a participação do advogado catarinense Jefferson Luiz Kravchychyn, membro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), do desembargador Carlos Augusto Hoffmann, presidente do Tribunal de Justiça do Paraná; do desembargador Ney José de Freitas, presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná; do juiz federal Danilo Pereira Junior, diretor do foro da Justiça Federal do Paraná, do procurador geral de Justiça do Estado do Paraná, Olympio de Sá Sotto Maior Neto; do secretário de estado da Justiça e da Cidadania, Jair Ramos Braga, que representou o governador Roberto Requião; do procurador geral do município Ivan Lélis Bonilha, representando o prefeito de Curitiba Beto Richa; do procurador José Anacleto Adir Santos, representando a procuradoria geral do estado; dos deputados federais Gustavo Fruet e Rodrigo Rocha Loures; do membro vitalício do conselho federal da OAB, Roberto Antonio Busato; do presidente da Seccional de Santa Catarina, Paulo Roberto Borba, do advogado André Azevedo, representando o presidente da OAB Rio Grande do Sul, e do presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Sul, Arnaldo de Araújo Guimarães, além de ex-presidentes da Seccional, membros vitalícios, conselheiros e advogados.
Na ocasião, além de José Lúcio Glomb, foram empossados o vice-presidente da OAB Paraná, César Moreno, o secretário-geral Juliano Breda, a secretária-geral adjunta Juliana Colle Bretas, o diretor tesoureiro Guilherme Kloss Neto. Também foi empossada a nova diretoria da Caixa dos Advogados, presidida por José Augusto de Araújo Noronha, os presidentes eleitos para as 47 subseções do OAB Paraná e os 64 novos conselheiros da Seccional.
Nas subseções já tomaram posse Luis Alberto Kubaski, presidente da subseção de Ponta Grossa, na manhã de quarta-feira (20) e Elizandro Pellin, na noite de quinta-feira (21), na subseção de Londrina. A próximo posse acontece segunda-feira (25), na subseção de Apucarana, Julio César Gonçalves.
Clique para ler a íntegra do discurso de posse de José Lúcio Glomb
Foto: Diretoria da OAB Paraná para o triênio 2010-2012:Juliano Breda (secretário-geral), Juliana Colle Bretas (secretária-geral adjunta), José Lúcio Glomb (presidente), Cesar Moreno (vice-presidente) e Guilherme Kloss Neto (tesoureiro)