Presidente nacional da OAB defende prerrogativas dos cidadãos

As prerrogativas da advocacia nada mais são do que um direito dos cidadãos. Para o presidente nacional da OAB, Cezar Britto, garantir as prerrogativas dos advogados significa garantir a igualdade de condições entre o Estado e a população no decorrer de um processo judicial ou de uma investigação. “A prerrogativa é do cidadão de bem se defender”, afirma. Cezar Britto está em Curitiba para participar 2.ª Semana Temática da OAB Paraná, que trata do tema “Prerrogativas da Advocacia – Direito de Defesa do Cidadão”.

“Não existe, por exemplo, processo secreto para o cidadão que precisa se defender. Por isso, o advogado precisa ter acesso aos autos”, diz Cezar Britto. “Quando se estabelece que um juiz tem obrigação de atender um advogado isso significa que o “juiz-Estado” tem que ouvir o cidadão. O advogado precisa conversar livremente com o seu constituinte para que ele seja devidamente defendido.”

Além de Britto, o professor René Ariel Dotti foi convidado para abrir a 2.ª Semana Temática da OAB Paraná, com a palestra “Prerrogativas do Advogado em Defesa da Cidadania”. Na sexta-feira (10), especialistas foram convidados a discutir temas como a prisão cautelar do advogado e Sala de Estado Maior; a busca e apreensão em escritórios (sob a ótica da lei n.º 11.767/2008); a imunidade profissional; e a atuação da OAB na defesa das prerrogativas do advogado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *