Coordenadores do programa OAB nos Bairros definem diretrizes de trabalho para aproximar a advocacia da instituição

Integrantes das Coordenadorias Regionais da OAB em Curitiba se reuniram na manhã desta terça-feira (18/2) para definir as diretrizes de trabalho do Projeto OAB nos Bairros. A iniciativa visa descentralizar a atuação da OAB Paraná e estabelecer, assim, uma conexão mais próxima e direta com a advocacia.

As coordenadorias serão concentradas em cinco regionais, definidas de acordo com as áreas geográficas dos Fóruns Descentralizados da capital: Bairro Novo, Boqueirão, Cidade Industrial de Curitiba (CIC), Pinheirinho e Santa Felicidade.

A coordenação geral do programa está a cargo do advogado Leandro Murilo Pereira e da coordenadora adjunta Giulia de Rossi Andrade.

“Queremos que a OAB chegue para toda a advocacia, queremos uma advocacia mais pertencente. O objetivo é que a distância geográfica não seja um obstáculo para que o advogado sinta-se pertencente. Queremos que a advocacia traga suas demandas à seccional, que seja acolhida e atendida”, esclarece Pereira.

Coordenadorias Regionais: advocacia local representada

O Programa OAB nos Bairros busca uma gestão mais inclusiva e próxima da realidade local de cada regional. A advocacia pode esperar mais representatividade, maior interlocução com a instituição, maior suporte administrativo e o fortalecimento da relação entre advogados e o Poder Judiciário, Ministério Público, Defensorias, Delegacias e outras instituições.

Cada Coordenadoria Regional será integrada por um coordenador, um coordenador adjunto, um secretário e um secretário adjunto. Estarão à frente das coordenações gerais os advogados Miriam Bispo Cardoso Carvalho (CIC), Kelen Cristini Ribas da Silva (Bairro Novo), Rodrigo Carminatti Leinig (Santa Felicidade), Rodrigo Alves Bonfim ( Boqueirão) e Rosilene Bellascosa Sierra (Pinheirinho).

“Até o presente momento estávamos trabalhando propriamente na criação da coordenadoria regional. Agora, os advogados das regionais podem esperar muitos eventos, ações, contatos. Estamos à disposição”, destacou a advogada Míriam Bispo Cardoso Carvalho, coordenadora da regional CIC.

A aproximação da advocacia é o ponto central do projeto, de acordo com o coordenador da Regional de Santa Felicidade. “Queremos aproximar os advogados da OAB e do público. Vamos levar a OAB aos bairros. Qualquer questão local será repassada direto para a OAB”, esclareceu Rodrigo Carminatti Leinig.

“Esperamos que os advogados se aproximem da OAB. Estamos criando essa coordenadoria para auxiliar os advogados no dia a dia, entender as dificuldades que o profissional tem na sua rotina”, frisa a advogada Kelen Cristini Ribas da Silva.

“Na Regional do Pinheirinho somos mais de 600 advogados. A OAB estará no bairro, atuando em defesa das prerrogativas, promovendo cursos profissionalizantes e networking aos profissionais”, destacou Rosilene Bellascosa Sierra.

“A iniciativa tem o objetivo de ampliar o alcance da OAB, ter uma atuação mais integrada da seccional com os bairros. Vai atender melhor às demandas da advocacia”, resume o o advogado Willians Fernandes de Souza, secretário regional da Coordenadoria da CIC.