OAB Paraná recebe 71 novos profissionais em compromisso coletivo

Na manhã desta quinta-feira (6/2), 71 novos advogados passaram a fazer parte dos quadros da OAB Paraná. O compromisso coletivo conduzido pela vice-presidente Graciela Marins, em mesa secretariada pela conselheira estadual Caroline Cavet e composta também pelo secretário-geral adjunto da seccional, Eder Fabrilo Rosa, a quem coube saudar novos profissionais.

O juramento foi lido na tribuna por Maria Eduarda Cioczek Gavronski. Outros três advogados também tiveram a oportunidade de se manifestar publicamente. Julia Augustini Hansaul destacou a importância do bom atendimento. “Advogar é ir além de interpretar normas. Que todos nós carreguemos conosco a obstinação pela causa dos nossos clientes”, disse.

Wellington de Paula Maciel repetiu palavras do Rei Salomão para ressaltar que a essência da advocacia é a luta pela justiça. “Não podemos ser apenas advogados de honorários. Ouso dizer que devemos fazer a diferença, nos importar com as pessoas e com as injustiças”.

Chamado à tribuna sem prévio aviso, Bruno Picoreli Tomasi parabenizou os colegas pelas manifestações e falou sobre a permanente necessidade de atualização profissional. “O Direito exige estudo diário. O entendimento muda e cabe a nós acompanhar”, resumiu.

Espaço e voz

Na saudação ao grupo, Eder Rosa explico que faz questão de saudar “advogados e advogadas” em deferência às mulheres que há pouco estavam invisibilizadas. “O voto feminino não tem cem anos, a Lei Maria da Penha é de 2016 e a primeira advogada brasileira, Myrtes de Campos, só foi aceita como profissional em 1906. “Hoje na OAB temos paridade, mas nem sempre foi assim”, lembrou o diretor. Dirigindo-se a todos os novos profissionais, o secretário-geral conclamou: “Vocês a partir de hoje falam pelos que muito provavelmente não teriam voz”.

Antes de encerrar a solenidade, Graciela Marins falou sobre os desafios e alegrias cotidianas da profissão, encerrando sua mensagem com uma frase do escritor francês Honoré de Balzac: “Toda a felicidade é um misto de coragem e trabalho”.

6º Ano

Os recém-admitidos nos quadros da Ordem poderão se beneficiar do Programa 6º Ano, cujos benefícios acabam de ser ampliados, conforme anunciado pelo presidente da OAB Paraná, Luiz Fernando Pereira, no dia 30 de janeiro. “Agora em vez de um o programa estará disponível por três anos. Dentre os benefícios estão o acesso gratuito ao Jusbrasil, certificado digital gratuito e pacote de cursos da ESA com 90% de desconto – que, com o programa lançado este ano, tem custo zero pela possibilidade de trocar os créditos dos valores pagos em anuidade por cursos de capacitação.