Diretoria da OAB-PR conduz último compromisso coletivo de novos advogados do ano

A diretoria da OAB Paraná conduziu na manhã desta segunda-feira (16/12) o último compromisso coletivo de novos advogados do ano. A sessão solene foi presidida pela presidente Marilena Winter, e contou com as presenças da diretora de Prerrogativas Marion Bach; do conselheiro estadual André Passos; da advogada Samantha Albini, representando a Escola Superior de Advocacia (ESA); do presidente da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP), André Almeida Garcia; da vice-presidente da AASP, Renata Castello Branco Mariz de Oliveira; e do diretor da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA-PR) Marcos Silva.

“A solenidade de hoje reveste-se de uma característica especial: hoje é o último compromisso de novos advogados dessa gestão. E tem uma série de características que eu ousaria dizer que são históricas: é a primeira gestão que tivemos paridade de representantes, a primeira gestão presidida por uma mulher depois de 92 anos de história”, disse Marilena Winter.

“A ASSP está conosco hoje porque celebramos um grande projeto nesta gestão, pensado especificamente para os novos colegas que estão dando os primeiros passos na advocacia: o Projeto 6º Ano, que compreende uma série de benefícios no primeiro ano de profissão”, destacou Marilena. A advogada mencionou ainda o Programa da Advocacia Dativa, reconhecido nacionalmente como um dos melhores do país.

Novos advogados

O advogado Bruno Mendes Carvalho fez a leitura do juramento da advocacia em nome dos 64 colegas que prestaram o compromisso. Após a entrega das credenciais, Valquíria Pamela da Silva, João Marcos Mariano, Marcella Paola Moreno Borges da Silva e Raul Brito da Silva Neto saudaram os novos colegas da tribuna.

“Cada um de nós, ao escolher trilhar esse caminho, conecta o legado que recebemos ao propósito de construir um futuro mais justo e democrático. O que celebramos aqui é mais do que uma conquista individual: assumimos uma missão. Esse juramento não é mera formalidade: simboliza o nosso compromisso em nos tornarmos agentes de transformação”, destacou Valquíria Pamela da Silva.

“Ao prestar esse compromisso integramos oficialmente os quadros da OAB, assumindo o honroso dever de zelar pela justiça, democracia e dignidade da pessoa humana. Este momento não é apenas uma conquista individual, é também a reafirmação de um propósito coletivo: defender os direitos e garantias fundamentais que sustentam a nossa sociedade”, destacou João Marcos Mariano.

“Hoje celebramos um marco que transcende a conquista individual, celebramos a advocacia, este pilar indispensável da sociedade, da civilização e da democracia. A jornada pelo direito é uma travessia questionadora, de profundos questionamentos e descobertas”, disse Marcella Paola Moreno Borges da Silva.

Raul Brito da Silva Neto falou da responsabilidade da advocacia. “Abracem a responsabilidade e o chamado de vocês com afinco. Tudo o que fizermos não é só para o nosso futuro, mas para o futuro de pessoas que nem sabem ao certo o que têm ou possuem, e até pessoas que foram lesadas, e cabe a nós trabalhar para encontrar a justiça para elas”, disse. “Agora somos a voz da razão em um mundo que muitas vezes prefere o caos da gritaria”, concluiu.

Agradecimentos

Os novos advogados foram saudados pelo diretor da CAA-PR, Marcos Silva. “A CAA é um braço do sistema OAB responsável pela saúde física e mental da advocacia. Conheçam os benefícios e utilizem as vantagens sem moderação. Hoje encerro a gestão juntamente com meus colegas de diretoria”, disse.

“Hoje é um dia muito especial e carregado de história, que já está incorporada à história da OAB-PR. Porque em seus mais de 90 anos de existência foi a primeira vez que uma mulher ocupou a cadeira mais importante da OAB-PR. Agradecemos por todo o árduo trabalho, na medida que foi capaz de cumprir todos os compromissos, um a um, de uma agenda insana, e disposição ímpar de quem é verdadeiramente apaixonado pelo que faz. Por este motivo gostaria de saudar todas as mulheres que contribuíram para que este momento fosse possível. Mulheres, vocês podem ser o que quiserem ser”, afirmou Silva. O advogado também dirigiu palavras de agradecimento a outro exemplo que inspirou sua vida, o pai, e concluiu: “a OAB agradece, valoriza toda e qualquer crítica, mas nunca ninguém poderá dizer que ela não é inclusiva, plural e democrática”.

Marilena Winter encerrou a solenidade com uma mensagem calorosa: “Tenho uma satisfação imensa de recebê-los aqui na OAB porque também renovo a minha esperança naquilo que pronunciamos no nosso compromisso”, declarou. “Para mim foi uma honra imensa, a maior da minha vida, presidir esta seccional. Com o coração transbordando de alegria que hoje agradeço profundamente toda a acolhida, toda a parceria, e digo que vocês são a esperança”, disse.