Com 48,33% dos votos válidos, a chapa XI de Agosto, liderada pelo advogado Luiz Fernando Casagrande Pereira, venceu a eleição para compor a diretoria e o conselho seccional na gestão 2025-2027 da OAB Paraná. A chapa Pela Ordem, encabeçada pelo advogado Flávio Pansieri, ficou em segundo lugar, com 34,9 % dos votos. Em terceiro lugar, ficou a chapa OAB Democrática, liderada pelo advogado Marlus Arns, com 16,77 % dos votos válidos.
As eleições foram realizadas nesta sexta-feira, 22 de novembro, na modalidade on-line, a exemplo do pleito anterior. Com grande adesão da advocacia paranaense ao pleito, o índice de participação foi de 84,76 %, com a participação de 55.345 eleitores de um total de 65 mil aptos a votar.
O resultado foi divulgado minutos após o encerramento da votação, às 17h, com a apuração dos votos das subseções e por último da seccional.
Na cerimônia que deu início à apuração, a presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, agradeceu o trabalho da Comissão Eleitoral e dos colaboradores da seccional. “Esse processo eleitoral é motivo de orgulho para nós, que formos pioneiros no sistema on-line de votação. Esta é uma festa da democracia na nossa profissão”, disse Marilena.
O presidente da Comissão Eleitoral, Ivo Harry Celli Jr, enalteceu o trabalho dos membros da comissão e dos colaboradores que assessoram os trabalhos. “Agradeço os procuradores das chapas e os candidatos a presidente pela condução cordata que tivemos em todos os embates. O processo transcorreu com serenidade”, afirmou Celli Júnior.
Luiz Fernando Casagrande Pereira, 54 anos, natural de Cascavel (PR), é doutor em Direito Processual Civil pela UFPR (Universidade Federal do Paraná). Atualmente é diretor-tesoureiro da OAB no Paraná. Já foi coordenador geral da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (Abradep), presidente Congresso Brasileiro de Direito Eleitoral (CBDE) e é cofundador do Instituto Paranaense de Direito Eleitoral (Iprade).