OAB-PR promove sabatinas com todos os candidatos a prefeito de Curitiba. Conteúdo pode ser acessado no Youtube

Com foco na promoção da cidadania e da democracia, a OAB Paraná promoveu na última semana sabatinas com todos os candidatos a prefeito de Curitiba. Na quinta-feira (19/9) foram sabatinados Cristina Graeml, Felipe Bombardelli, Eduardo Pimentel, Luciano Ducci e Luizão Goulart. Na sexta-feira (20/9) foi a vez de Maria Victoria, Ney Leprevost, Professora Andrea Caldas, Roberto Requião e Samuel Mattos.

Os eventos foram conduzidos pela presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, com transmissão ao vivo pelo Youtube. A advogada reiterou o compromisso democrático da Ordem com a concessão de igual espaço para todos os candidatos, bem como a difusão de boa informação e o combate às fake news. “É da vocação da Ordem dos Advogados a promoção da Justiça, da cidadania e da democracia”, destacou Marilena.

Escolha informada

“O debates foram importantes não só para a OAB, mas para a cidade de Curitiba. Foi uma oportunidade que os candidatos tiveram de expor as suas plataformas, suas ideias, aquilo que pensam para Curitiba e o futuro dessa cidade. A OAB contribuiu de forma muito relevante para a escolha dos eleitores”, frisou o vice-presidente do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da OAB Paraná,  Ítalo Tanaka Junior, presente no segundo dia de evento.

Para o conselheiro estadual André Passos, a sabatina mostrou o preparo e a visão de cada candidato. “Como disse a presidente Marilena Winter, democracia se faz com mais democracia. Destaco a qualidade de todos os candidatos que estiveram aqui, essa oportunidade vai nos auxiliar a escolher o melhor candidato para a nossa cidade”, disse.

Um sorteio definiu a ordem de participação de cada candidato e as questões sobre temas relacionados ao cotidiano da gestão municipal, como saúde, educação, habitação, mobilidade urbana, meio ambiente, cultura e gestão administrativa.

Primeiro dia

A candidata Cristina Graeml (PMB), foi a primeira a participar da série.  Em sua apresentação inicial, a candidata agradeceu o espaço dado pela OAB Paraná. “Não tenho sido chamada para debates e sabatinas. Então agradeço muito por estar aqui”, disse. Ela falou de suas raízes curitibanas, de sua trajetória profissional como repórter de TV e das motivações que a fizeram apresentar-se como candidata. Confira a matéria completa aqui.

O candidato Luizão Goulart (Solidariedade) foi o segundo participante na primeira noite de sabatinas. Tendo sido prefeito de Pinhais, ele iniciou pontuando que seu mandato foi considerado o mais bem avaliado do país, com mais de 90% de aprovação. “Me considero com condições de poder disputar a prefeitura de Curitiba e poder demonstrar aqui minha competência”, afirmou. Saiba mais aqui.

Atual vice-prefeito de Curitiba, o candidato Eduardo Pimentel (PSD) foi o terceiro a se apresentar e ressaltou, na apresentação livre, que está feliz por conseguir mostrar seu plano de governo com responsabilidade. “ Foram oito anos ao lado do prefeito Rafael Greca. Fui seu secretário de Obras e avançamos em todas as áreas no município”. Sobre o futuro, afirmou: “Nosso plano de governo é focado em cuidar das pessoas pelos próximos quatro anos” (Leia mais)

O candidato a prefeito Luciano Ducci (PSB) foi o quarto sabatinado pela OAB Paraná na noite de quinta-feira (19). O ex-prefeito de Curitiba (2010 a 2013), sustentou na apresentação inicial que tem muito orgulho de ser servidor público municipal, de ter entrado na carreira por concurso público e de ter ido trabalhar na periferia da cidade. Em suas considerações finais, ele destacou que os servidores foram massacrados nos últimos anos. Confira as propostas do candidato.

O candidato Felipe Bombardelli (PCO) foi o último sabatinado do primeiro dia. Na apresentação inicial disse não ter a ilusão de que tem chances reais de se eleger. “Não estou aqui para ser gerente ou síndico dos empresários”, disse o candidato. Ele citou os exemplos de investimentos do governo federal que fomentam a economia local. Saiba mais sobre as propostas do candidato aqui.

Segundo dia

A candidata Maria Victoria (PP) foi a primeira a falar no segundo dia da série de sabatinas. Ao se apresentar, ela prometeu dar continuidade ao que já funciona e trazer um olhar de renovação, de mãe e mulher. Em seguida, Maria Victoria também destacou sua visão em relação aos radares. Sua proposta chegou a ter a divulgação impedida, mas depois o TRE autorizou. Confira aqui a cobertura completa

O candidato Ney Leprevost (União Brasil) foi o segundo a participar da rodada de sabatinas na sexta-feira (20/9). Ao se apresentar, lembrou que já atuou também como deputado federal e secretário de Justiça, Família e Trabalho. “Nossa cidade precisa recuperar a capacidade de ousar, de apresentar soluções Inteligentes”, disse Leprevost, ao prometer uma gestão humanizada, pluralista, com respeito à diversidade e à liberdade de empreender sem ser dificultada por burocratas. Leia mais aqui.

Candidata pelo PSOL, a Professora Andrea Caldas foi a terceira a se apresentar. A professora universitária afirmou que embora Curitiba esteja entre as seis cidades mais ricas do país ainda enfrenta problemas de atendimento a demandas e necessidades básicas da população e que não estão sendo atendidas. Ao falar sobre as prioridades orçamentárias do programa de governo, a candidata defendeu a construção de mais unidades de saúde e a ampliação do número de vagas em creches e centros de educação infantil. Leia a matéria aqui

O ex-governador Roberto Requião (Mobiliza) foi o quarto candidato à prefeitura de Curitiba a se apresentar na segunda bateria de sabatinas promovida pela OAB Paraná. Requião, que já foi prefeito de Curitiba, relembrou ações de sua gestão e citou recentes papéis que exerceu, como o de presidente do Componente Latino-Americano do Organismo ao Parlamentar do Mercosul. Ele também se definiu como candidato antissistema. Veja aqui a matéria

O candidato a prefeito Samuel Mattos (PSTU) fechou as apresentações na segunda e última bateria de sabatinas. Mattos é funcionário dos Correios e afirmou representar um projeto socialista para a classe trabalhadora e a população pobre de Curitiba. “Queremos uma população ativa, decidindo cada movimentação da prefeitura”, disse. Ele defendeu, entre outros pontos, uma discussão aprofundada da sociedade e do capitalismo. Confira aqui as propostas.

Confira a íntegra do primeiro dia de sabatinas no canal da OAB-PR no Youtube.

Veja aqui a íntegra do segundo dia no Youtube da OAB-PR.