Professora Andrea Caldas defende a construção de mais unidades de saúde

Candidata pelo PSOL, a Professora Andrea Caldas foi a terceira a se apresentar na segunda bateria de sabatinas com os candidatos a prefeito de Curitiba promovida pela OAB Paraná, nesta sexta-feira (20/9). A professora universitária afirmou que embora Curitiba esteja entre as seis cidades mais ricas do país ainda enfrenta problemas de atendimento a demandas e necessidades básicas da população e que não estão sendo atendidas.

Ao falar sobre as prioridades orçamentárias do programa de governo, a candidata defendeu a construção de mais unidades de saúde e a ampliação do número de vagas em creches e centros de educação infantil. “O déficit hoje é de 10 mil vagas na educação infantil. A prefeitura não trabalha com planejamento, e não é assim que se faz política pública”, disse.

Questionada sobre projetos na área de segurança pública, a candidata afirmou que a perceptiva de sua gestão é a atuação prioritária na prevenção. “Falta concurso público, os trabalhadores da segurança estão fazendo horas extras, estão sobrecarregados. É preciso rediscutir as conduções de trabalho e pensar em uma perspectiva de uma guarda comunitária”, defendeu.

Além de aproximar a força de segurança da comunidade, a candidata aposta no diálogo e ampliação de espaços de participação da sociedade. “A tendência de municipalização das polícias é mundial e para isso precisamos de formação”, disse. Ela também aposta na priorização de conselhos de segurança e na valorização de fóruns de participação.

Questões administrativas

Perguntada sobre como garantir a participação ativa da população nas decisões municipais, a candidata afirmou que a eficiência administrativa e a transparência, somadas ao diálogo, são a chave para soluções às questões da cidade. “Temos muitos mecanismos de participação na cidade , mas não desembocam na efetivação da política”, disse. Ela defende consultas com a participação da população e de conselhos temáticos por área. “Isso já foi testado em muitos países, é preciso sair dessa lógica patrimonialista e apostar no social”, defendeu.

“Sou professora há 30 anos, tudo que defendi aqui é porque tenho convicção que é possível fazer. Mesmo com pouco tempo e uma desigualdade abissal no financiamento de campanhas, eu acredito na política. Acompanhei uma descrença na política e acredito que o nosso grande objetivo é reencantar as pessoas com a política, como um espaço da pólis, do diálogo”, afirmou a candidata em suas considerações finais.

“Se mostrarmos que a política é um lugar para construir soluções e alternativas, já sairemos vitoriosos. O papel do Estado e da gestão pública é ampliar serviços públicos que reduzam as desigualdades”, concluiu.

Sobre a sabatina

Todos os 10 candidatos à Prefeitura de Curitiba participam das sabatinas da OAB Paraná, que têm como objetivo promover a cidadania e a democracia. Um sorteio definiu a ordem de participação.

Os candidatos respondem a questões definidas também por sorteio. Os temas são relacionados ao cotidiano da gestão municipal, como saúde, educação, habitação, mobilidade urbana, meio ambiente, cultura e gestão administrativa.

Na primeira etapa, na quinta-feira (19/9) foram sabatinados os candidatos Cristina Graeml (PMB), Luizão Goulart (Solidariedade) Eduardo Pimentel (PSD), Luciano Ducci (PSB) e Felipe Bombardelli (PCO). Confira aqui na íntegra a apresentação de todos os candidatos da primeira etapa das sabatinas.

Também nesta sexta-feira, os outros quatro candidatos estão sendo sabatinados — Maria Victoria (PP), Ney Leprevost (União Brasil), Roberto Requião (Mobiliza) e Samuel Mattos (PSTU). A íntegra do segundo dia de sabatinas também está no canal da OAB Paraná no Youtube.