Durante sabatina, Ney Leprevost propõe tarifa de ônibus a R$ 5

O candidato a prefeito de Curitiba Ney Leprevost (União Brasil) foi o segundo a participar da rodada de sabatinas da OAB Paraná nesta sexta-feira (20/9)). Atualmente é deputado estadual. Ao se apresentar, lembrou que já atuou também como deputado federal e secretário de Justiça, Família e Trabalho.

“Nossa cidade precisa recuperar a capacidade de ousar, de apresentar soluções Inteligentes”, disse Leprevost, ao prometer uma gestão humanizada, pluralista, com respeito à diversidade e à liberdade de empreender sem ser dificultada por burocratas.

Mobilidade e transporte

À pergunta sobre qual seria o seu grande investimento em mobilidade, Leprevost afirmou que a reclamação mais comum que ouve da população em relação ao tema é sobre a deterioração do transporte coletivo de Curitiba. “O sistema de transporte de Curitiba já foi modelo nacional e hoje tem a maior tarifa do país”, pontuou.

O candidato afirmou que “a tarifa zero é uma meta”, mas que, a princípio garantirá a volta da tarifa domingueira no primeiro mês de mandato e, durante o primeiro semestre de gestão, a redução da tarifa nos dias de semana para R$ 5. Outras propostas são a Linha Parque, do Santa Cândida ao Pinheirinho, e a implantação do veículo leve sobre trilhos (VLT).

Tributos

Ao falar sobre transparência em relação à tributação, Leprevost lembrou que é autor da Lei da Transparência, elaborada a pedido do Movimento O Paraná que queremos.

“Se faz necessária uma reforma tributária em Curitiba. À medida que se exagera na cobrança de impostos, taxas e tributos, a economia é sofre impactos negativos”, observou. Em sua visão, a correção do IPTU deve ficar abaixo da inflação.

Leprevost criticou a indústria da multa e enfatizou que o foco deve estar nos motoristas que dirigem alcoolizados. Ele afirmou que não vai tirar radares, mas padronizar os níveis de velocidade nas vias públicas. “O município tem de estabelecer uma velocidade padrão”, declarou. Ele acrescentou que lombadas eletrônicas na região de escolas também podem ser eficazes.

Segurança alimentar

Em relação a abastecimento e segurança alimentar, o sabatinado respondeu que medidas adotaria em relaçâo à agricultura urbana e hortas comunitárias. Ele se comprometeu a triplicar a quantidade de hortas comunitárias e utilizar m escolas municipais os alimentos dessas hortas e orgânicos produzidos pela agricultura familiar da Região Metropolitana. Falou ainda que pretende estimular o cultivo pomares públicos e estimular a aquisição de alimentos de produção hidropônica.

Urbanismo

Em relação à gestão da cidade, a pergunta abordou se o candidato pretende adotar alguma política de ocupação de prédios abandonados no centro da cidade que acabam sendo pontos de violências. Para Leprevost, há uma vista grossa do poder público em relação à presença do crime organizado.

Ele afirmou que pretende trabalhar fortemente na prevenção e reabilitação de dependentes químicos. “São pessoas que precisam de atendimento psicológico ou psiquiátrico”, pontuou, considerando que diversas regiões da cidade estão se tornando cracolândia e que é preciso coragem e humanismo para enfrentar o tema. Sua propostas são a criação de um Centro de reabilitação, inclusão, saúde e trabalho para moradores de rua e o estabelecimento parcerias público-privadas que viabilizem a utilização de prédios desocupados como abrigos até que moradias fiquem prontas. Citou ainda projetos de qualificação profissional para pessoas que estão na rua.

Nas considerações finais, Leprevost se definiu como contra o sistema, contra a máquina municipal econtra a corrupção.

Sobre a sabatina

Todos os 10 candidatos à Prefeitura de Curitiba participam das sabatinas da OAB Paraná, que têm como objetivo promover a cidadania e a democracia. Um sorteio definiu a ordem de participação.

Os candidatos respondem a questões definidas também por sorteio. Os temas são relacionados ao cotidiano da gestão municipal, como saúde, educação, habitação, mobilidade urbana, meio ambiente, cultura e gestão administrativa.

Na primeira etapa, na quinta-feira (19/9) foram sabatinados os candidatos Cristina Graeml (PMB), Luizão Goulart (Solidariedade) Eduardo Pimentel (PSD), Luciano Ducci (PSB) e Felipe Bombardelli (PCO). Confira aqui na íntegra a apresentação de todos os candidatos da primeira etapa das sabatinas.

Também nesta sexta-feira, os outros quatro candidatos estão sendo sabatinados — Maria Victoria (PP), Professora Andrea Caldas (PSOL), Roberto Requião (Mobiliza) e Samuel Mattos (PSTU). A íntegra do segundo dia de sabatinas também está no canal da OAB Paraná no Youtube.