Felipe Bombardelli defende a participação popular mais ampla por meio da tecnologia

O candidato Felipe Bombardelli (PCO) foi o segundo sabatinado nesta quinta-feira (19) pela OAB Paraná na série com candidatos à Prefeitura de Curitiba. “Não estou aqui para ser gerente ou síndico dos empresários”, disse o candidato ao se apresentar. Ele citou os exemplos de investimentos do governo federal que fomentam a economia local.

Mobilidade

Questionado sobre um erro que levou a prefeitura a pagar R$ 1,6 milhão a mais às empresas de transporte e se está acompanhando o pagamento de volta ao município, o candidato falou sobre sua visão transporte público. “O transporte público deve ser estatizado, se não os empresário têm uma arma contra a Prefeitura”, opiniou. Ele também propôs um sistema de pagamento mensal para os moradores da cidade e relatou sobre a dificuldade de pagamento com cartão nos ônibus e que só é possível fazer o pagamento com dinheiro nos tubos.

Tributos

Em relação ao equilíbrio entre a arrecadação de tributos e o incentivo ao desenvolvimento social, o candidato comentou: “As pessoas pensam muito em dinheiro, que tudo pode ser contabilizado em dinheiro”, disse comparando a produtividade Chinesa e as reservas financeiras dos Estados Unidos. “O dinheiro é um mero detalhe de distribuição que está caindo por terra. A gente tem que pensar na produção, na industrialização, no aumento tecnológico das indústrias e parar de pensar em dinheiro e em boicotar o Estado”, ponderou.

Cultura

Ao abordar as possibilidades de descentralizar as iniciativas culturais. Bombardelli citou como possibilidades o fortalecimento da produção cultural por meio das universidade públicas e a realização iniciativas culturais nas escolas com cursos de artes.

“Por que não as principais univerdidades públicas se tornarem os maiores estúdios de produção de cinema paranaense? Por que não Curitiba ter um canal de YouTube próprio? Vamos deixar esse sistema de trabalho com os estrangeiros?”, pontuou.

Participação cidadã

“A tendência é que o prefeito tenha menos concentração de poder. As ferramentas tecnológicas têm melhorado e cada bairro pode ter seu conselhos populares. Assim não fica a cargo do prefeito saber o que vai ser feito, mas do cidadão que mora nos locais”, explicou o candidato em relação à participação popular. Ele também considera que a escola pode ser uma interface para participação popular.

“Estou aqui para tentar mobilizar para construir um país melhor, fazer do Brasil um potência, envolvido na quarta revolução industrial, para que outras pessoas se envolvam de forma livre e aberta, através das indústrias, da produção e de uma maior democracia”, concluiu.

Sobre a sabatina

Todos os 10 postulantes ao cargo vão participar do evento que tem como objetivo promover a cidadania e a democracia. A ordem de participação foi definida por sorteio.

Os candidatos vão responder questões definidas também por sorteio. Os temas são relacionados ao cotidiano da gestão municipal, como saúde, educação, habitação, mobilidade urbana, meio ambiente, cultura e gestão administrativa.

Nesta quinta-feira também foram sabatinados os candidatos Luciano Ducci (PSB), Eduardo Pimentel (PSD) Luizão Goulart (Solidariedade) e Cristina Graeml (PMB).