Sabatinas com candidatos à Prefeitura de Curitiba da OAB Paraná têm início com Cristina Graeml

A candidata Cristina Graeml (PMB) foi a primeira da série de sabatinas com os candidatos à Prefeitura Municipal de Curitiba, realizada pela OAB Paraná nos dias 19 e 20 de setembro.

Ao abrir os trabalhos, a presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, ressaltou que as sabatinas com os candidatos constituem uma iniciativa já tradicional da OAB Paraná. “É da vocação da Ordem dos Advogados a promoção da Justiça, da cidadania e da democracia”. A advogada explicou que a sabatina da OAB Paraná dá iguais oportunidades de participação e tempo para todos os candidatos e candidatas.

Tranporte

A pergunta a Cristina Graeml tratou da tarifa mais barata no transporte público aos domingos. “Embora pareça eleitoreira, a medida já foi aplicada em governos passados e não quebrou o município. Prometo estudar esse tema quando estiver na prefeitura.”

A candidata, contudo, descartou a hipótese de tarifa zero. “É impossível. Não existe almoço grátis. Vai precarizar outros serviços se tiver tarifa zero”, disse pontuando que o valor de custo da passagem seria de R$ 7,09. “A tarifa domingueira é possível porque a demanda é muito menor nesse dia, mas temos de discutir com a cidade para saber se essa é uma prioridade. Só farei isso junto com a população curitibana”.

Economia

Questionada sobre o que fará para apoiar pequenas e médias empresas, Graeml listou como medidas a anistia para os multados da pandemia, ponderando que muitas empresas quebraram porque foram multadas enquanto tentava preservar os empregos.

A candidata avalia que o empreendedores não conseguem recuperar seus negócios por estarem na dívida ativa. “Defendemos a liberdade econômica, a livre iniciativa. Aulas de empreendedorismo e oratória nas escolas. A jornalista levantou a proposta de recriar da Secretaria de Indústria Comércio e Serviços para promover o diálogo entre o setor público e a iniciativa privada.

População de rua

Para Graeml, o aumento da população de rua é uma das principais preocupações do curitibano, de qualquer faixa etária ou classe social. “Temos a sexta maior população de rua do país e o curitibano se sente impotente em não poder ajudar. Há também uma preocupação muito grande em termos de segurança pública, com os criminosos infiltrados.

Para a candidata, Curitiba tem uma quantidade de abrigos razoável. Ela pretende também implantar um projeto que chamou de “Trilha do Resgate”, para dar assistência terapêutica e religiosa a quem quiser. “Ninguém jamais tentou convencer essas pessoas a aceitar assistência. Curitiba é uma cidade com maior número de terapeutas holísticos e podemos trazer essas pessoas como parceiras”, propôs.

Pavimentação

A última questão sorteada para a candidata versou sobre a meta de asfaltamento. “É uma dor do curitibano a maquiagem do asfalto de má qualidade. Não há como fazer asfalto em uma gestão. Vamos focar na qualidade da pavimentação”, prometeu.

Na mensagem final, a candidata enumerou mais algumas de suas propostas: a implantação de um conselho de notáveis com voluntários disponíveis para contribuir e um processo seletivo para escolha de secretários municipais. “Quem for servidor técnico vai ter a oportunidade de ser secretário municipal”, afirmou.

Sobre a sabatina

Todos os 10 postulantes ao cargo participam do evento que tem como objetivo promover a cidadania e a democracia. A ordem de participação foi definida por sorteio. Os candidatos vão responder questões definidas também por sorteio. Os temas são relacionados ao cotidiano da gestão municipal, como saúde, educação, habitação, mobilidade urbana, meio ambiente, cultura e gestão administrativa.

Confira a íntegra da sabatina.