OAB Paraná recebe novos advogados nesta terça-feira

Novos profissionais foram recebidos pela OAB Paraná na manhã desta terça-feira (17/9) durante solenidade de compromisso coletivo realizado na sede da seccional. A presidente da seccional, Marilena Winter, conduziu os trabalhados, tendo a diretora da Jovem Advocacia, Fernanda Valério, como secretária. Compuseram também a mesa o presidente da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP), André Almeida Garcia; o presidente da Comissão de Direito do Consumidor, Antônio Carlos Efing; o ex-presidente do Instituto dos Advogados (IAP), Tarcísio Kroetz; e a conselheira e ex-presidente da OAB Medianeira, Flávia Magnini Shenem.

“É com imensa satisfação que apresentamos o Projeto 6º Ano, iniciativa pioneira da OAB Paraná construída com muito dialogo e esforço, que já beneficiou mais de 11 mil novos advogados paranaenses. Por meio dele, a OAB oferece uma série de benefícios. E este ano, a parceria que fizemos com a AASP tornou melhor aquilo que já era bom”, destacou Marilena Winter ao saudar os presentes.

O presidente da AASP ressaltou a honra em fazer parte do programa, que já é uma referência nacional. Garcia destacou algumas ferramentas que oferecem suporte para a advocacia neste momento inicial da carreira, como o AASP Gerenciador, uma plataforma digital integrada para otimizar a administração das principais tarefas do escritório

Garcia enalteceu ainda benefícios como o sistema de intimações moderno que utiliza Inteligência Artificial para indicar jurisprudência, doutrina e cursos relacionados a decisões; além de acesso à Biblioteca Digital com milhares de obras; ferramentas de Cálculo Judicial; uma plataforma de Assinatura Digital; um banco de dados com mais de 9 milhões de decisões e julgados para consulta e pesquisa; e outros benefícios.

Além das novidades trazidas pela parceria com a AASP, o Projeto 6º ano segue oferecendo acesso gratuito ao JusBrasil durante 12 meses, Certificado Digital gratuito, inscrição gratuita na Sociedade Individual, suporte contábil gratuito, linhas de crédito especiais no Sicoob, orientação da OABPrev PR, pacote com 90% de descontos nos Cursos da ESA, auxílio para atuar na advocacia dativa, Pin e adesivo de estacionamento para acesso ao Judiciário, além de uma série de benefícios da CAA-PR.

Compromisso

O juramento da advocacia foi lido na tribuna pelo advogado José Lucas Freitas de Pontes. Após a entrega dos certificados que habilitam os novos profissionais, Giovanna Gabriela Moreira de Oliveira e Kauan Henrique Santos de Almeida fizeram a saudação em nome dos colegas. “A nossa jornada foi marcada por muitos desafios e conquistas. O dia de hoje não é apenas a representação do nosso esforço e dedicação, mas o marco da nossa responsabilidade e compromisso com a ética e a justiça”, disse Giovanna.

“Exercer a advocacia é muito mais do que ter todo o domínio do conhecimento do jurídico, é preciso ter integridade e valores éticos para defender as causas justas, comprometimento com a verdade, a justiça e a ética”, disse Almeida.

A saudação aos novos advogados e advogadas ficou a cargo dos advogados Antônio Carlos Efing e Tarcício Kroetz. “Eu me recordo que quando recebi a inscrição da Ordem, algumas palavras ficaram. Selecionei quatro palavras que permeiam a nossa vida profissional. A primeira é a coragem. Advocacia é viver na adversidade, seja na mediação, na arbitragem nos tribunais, não existe céu de brigadeiro”, disse Kroetz.

“A segunda palavra é fé, que pode ser traduzida por autoestima. Temos que acreditar na justiça, na constituição. É a fé que nos permite alcançar os nossos objetivos. A terceira palavra é perseverança, que pode ser traduzido por dedicação, abraçar a causa. A última palavra é vibrar, essa interlocução com o nosso ambiente, com o nosso cliente é o mais importante. A satisfação de cumprir a nossa vocação de levar avante os interesses do nosso cliente”, concluiu Kroetz.

Antônio Carlos Efing enalteceu a importância e o simbolismo do evento. “Este é um momento muito marcante na vida de todos que desejam advogar, não somente porque a tradição faz integrar no nome o prefixo doutor ou doutora, mas porque a partir desse ato vocês ingressam nos quadros da OAB, uma instituição cuja instalação remonta à década de 1920, com a fundação do IAP. Não é só o tempo de existência que revela a sua importância, mas principalmente as lutas em prol da democracia e do desenvolvimento da nação brasileira”, destacou.

Efing pontuou ainda que “ser advogado é fazer parte da OAB e da sua história, assumir a defesa dos valores e prerrogativas profissionais e defender a Constituição, a ordem jurídica, o estado democrático e os direitos humanos, a justiça social, a boa aplicação das leis e o aperfeiçoamento das instituições jurídicas”.