OAB Paraná e CIEE/PR firmam acordo de cooperação para práticas supervisionadas do curso de Direito

A OAB Paraná e o Centro de Integração Empresa Escola do Paraná – CIEE/PR firmaram acordo de cooperação técnica para apoio ao desenvolvimento de práticas supervisionadas relacionadas ao curso de Direito. A acordo foi assinado pela presidente da seccional, Marilena Winter, e pelo presidente do CIEE/PR, Antoninho Caron, na tarde desta quarta-feira (11/9).

O objetivo é facilitar, reciprocamente, intercâmbios de informações, orientações e aplicações práticas da ciência do Direito, visando o interesse e o benefício mútuo em suas ações institucionais. O acordo sempre respeitará a profissão do advogado e a ciência e ética da profissão, visando orientar e disciplinar o exercício da advocacia.

Participaram também da reunião, na sede da seccional, o vice-presidente do CIEE/PR, Eugênio Stefanelo, os diretores José Eduardo Moraes Sarmento e David Antonio Pancotti, e a advogada do CIEE/PR, Bruna Nunes.

Aprendizagem

O acordo contribui com as finalidades das duas instituições. No caso da OAB é assegurar o pleno exercício profissional, buscando a valorização e inovação da advocacia por meio de eventos, pesquisas e troca de experiências, por intermédio de colaboração com os poderes públicos e demais entidades nos assuntos referentes a sua área de atuação. O CIEE/PR, por sua vez, tem como missão a administração de Programas de Estágio e de Aprendizagem para empresas ou órgãos públicos de acordo com a legislação vigente.

“Possuímos 40 escritórios próprios e 30 pontos de atendimento no Paraná. Onde houver cursos de Direito e escritórios de advocacia, podemos dar apoio”, disse o presidente do CIEE, Antoninho Caron.

Marilena Winter comentou sobre projetos recentemente lançados pela OAB Paraná nos quais o Centro de Integração Empresa Escola pode contribuir. Ela citou o programa + Estágios OAB Paraná, que
simplifica o processo de inscrição para estudantes do curso de Direito, escritórios de advocacia, departamentos jurídicos e instituições de ensino, tornando o processo mais célere e efetivo. Além disso, prevê uma série de benefícios visando contribuir com a formação acadêmica e o enriquecimento da experiência profissional.

A presidente também destacou o TED Conecta, que tem o objetivo de aproximar o Tribunal de Ética e Disciplina da OAB com os Cursos de Direito, visando orientar a comunidade jurídica sobre questões relacionadas à ética profissional.