Newton de Sisti é homenageado pelo IAP com a medalha Pamphilo D´Assumpção

O advogado Newton José de Sisti, que presidiu a OAB Paraná de 1979 a 1981, foi homenageado nesta quarta-feira (4/9) pelo Instituto dos Advogados do Paraná (IAP) com a Medalha Pamphilo D’Assumpção. Por estar em convalescência, Sisti não pode estar presente e foi representado por sua filha, a jornalista Danielle de Sisti. Os aplausos e a emoção dos presentes caracterizam a solenidade, conduzida pelo presidente do IAP, Guilherme Brenner Lucchesi. A presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, também esteve presente.

“É a maior honraria concedida pelo Instituto dos Advogados do Paraná, uma única vez por gestão, em reconhecimento à distinção por serviços relevantes prestados à causa da Justiça e do Direito. Newton de Sisti, nos seus mais de sessenta anos dedicados à advocacia, é um exemplo a ser seguido por todos nós, sendo mais que merecedor dessa medalha”, afirma Guilherme Brenner Lucchesi, presidente do IAP.

“Dr. Newton de Sisti é uma referência para a advocacia paranaense e com justiça a ele prestamos merecidas homenagens. Em 2009, a OAB Paraná o saudou pelos 50 anos de ilibado exercício profissional.  Três anos depois, em 2012, tivemos a alegria de laureá-lo com a Medalha Vieira Netto. Em 2019, celebramos seus 90 anos durante uma sessão do Conselho Pleno. A Medalha Pamphilo d´Assumpção, agora concedida pelo IAP, materializa mais uma vez nossa admiração por seu trabalho e nossa gratidão por seu legado”, ressalta Marilena Winter.

Emocionada, a filha de De Sisti, Danielle, o representou na homenagem e agradeceu: “Gostaria de salientar a alegria e honra da minha família, perante esta linda homenagem prestada ao meu pai!”. afirmou. “Em nome do meu pai, e de toda a minha família, eu agradeço imensamente ao dr Guilherme e a todos que propuseram esta honraria que, agora, passa a fazer parte da história de vida dele. A acolhemos com muito orgulho e gratidão!” disse Danielle.

Ela descreveu como linda trajetória do pai na advocacia, “repleta de fatos importantes e muita paixão por tudo que é ligado ao Direito e à profissão de advogado”. “Mas nem tudo foi trabalho”, continu. A relação com a Ordem e o Instituto renderam excelentes amizades. Nós, da família, sabemos o quanto aqueles encontros semanais deram a ele felicidade e entusiasmo. Tantas vezes, um alívio, um lenitivo, perante os desafios do dia a dia da profissão. Entre vocês, amigos, ele se sentia acolhido, querido, admirado. E isso, para nós, é uma grande alegria”, acrescentou.

Trajetória

Gaúcho de Erechim, Newton de Sisti veio adolescente para Curitiba, para estudar no Colégio Estadual do Paraná. Depois ingressou no curso de Direito da UFPR, graduando-se em 1957. Ainda estudante, foi o secretário geral da 4ª Semana Nacional de Estudos Jurídicos e inscreveu-se na seccional paranaense da OAB como solicitante acadêmico. A inscrição como advogado, sob o número 1.669, viria em 13 de março de 1959. Nos anos 60, ele se tornou conselheiro estadual da OAB Paraná. Em 1978, já como vice-presidente, trabalhou com o então presidente Eduardo Rocha Virmond e com o presidente nacional Raymundo Faoro para realizar em Curitiba a VII Conferência Nacional da Advocacia, que marcaria a volta do Habeas Corpus. No triênio seguinte, de 1979 a 1981, Sisti presidiu a seccional.

Em 2020, Sisti doou seu acervo pessoal de obras jurídicas – com aproximadamente 2 mil títulos — à Biblioteca dos Advogados da OAB Paraná.  O gesto revela sua preocupação com as futuras gerações de advogados que, para ele, não podem dispensar a dedicação permanente ao estudo.

A medalha

A medalha concedida a Newton de Sisti leva o nome de um jurista visionário. Nascido em Curitiba a 7 de setembro de 1868, João Pamphilo Velloso d´Assumpção graduou-se em Direito pela Faculdade de Direito de São Paulo em 1889. De volta a Curitiba, fundou em 1912 a primeira faculdade de Direito do Paraná, embrião da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e o Centro de Letras do Paraná, junto com Emiliano Perneta. Cinco anos depois, foi fundador e primeiro presidente do Instituto dos Advogados do Paraná. Em 1932, liderou o grupo de advogados que instalaram a seção paranaense da Ordem dos Advogados do Brasil. Pamphilo d´Assumpção formou gerações de profissionais como professor na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e seu legado tem reflexos até os dias atuais.