Voltaram a crescer as denúncias de abordagens a cidadãos com processos tramitando na Justiça, com a alegação de que é necessário fazer um depósito para liberar um valor supostamente ganho na ação. “Um complicador nesse tipo de golpe é que os falsários trabalham com base em informações reais. Isso confunde ainda mais os cidadãos”, explica a presidente da OAB Paraná, Marilena Winter. Na manhã desta quarta-feira (28/8), ela concedeu entrevista sobre o tema à RPC TV.
Para quem é parte em um processo e recebe esse tipo de abordagem, a OAB Paraná reforça a orientação de checar as informações. “Entre em contato direto com o seu advogado antes de fazer qualquer pagamento ou depósito”, recomenda a presidente.
Para a advocacia, o apelo é: mantenha atualizado o cadastro na seccional. Desse modo, caso o cliente precise confirmar informações, conseguirá se comunicar com mais facilidade.
Outra medida que a OAB Paraná recomenda é alertar os clientes sobre a possibilidade desse tipo de abordagem. O ideal é esclarecer que nenhum pagamento deve ser realizado por boleto ou pix sem a confirmação da procedência com a equipe do escritório. Por isso, é importante reforçar os números de contato e, se possível, pedir que as pessoas confirmem esse tipo de informação.
A OAB Paraná disponibiliza um canal para denúncias no site da seccional. Ele se destina a profissionais vítimas de golpes com a utilização indevida de seu nome ou com a abordagem a seus clientes para atos de má fé.