Marilena Winter recebe novos advogados em solenidade compromisso coletivo realizada em Londrina

Em solenidade bastante prestigiada na sede da OAB Londrina, a presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, recebeu 70 novos advogados e advogadas na manhã desta quinta-feira (22/8). A mesa de trabalhos também foi composta pelo vice-presidente da seccional, Fernando Deneka, pelo diretor tesoureiro Luiz Fernando Pereira, pelo presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná (CAA-PR), Fabiano Augusto Piazza Baracat, pela conselheira federal Graciela Marins, a presidente do Tribunal de Ética e Disciplina (TED), Adriana D’Avila, além de toda a diretoria da OAB Londrina, presidida pelo advogado Nelson Sahyun Junior.

Ao saudar os presentes, Marilena Winter destacou os benefícios do Programa 6º Ano 2.0 – Jovem Advocacia, que agora passa a contar uma parceria firmada com a AASP- Associação dos Advogados. “O objetivo desse projeto é auxiliá-los nos primeiros passos da advocacia. A OAB está aqui para caminhar ao seu lado”, disse Marilena Winter.

Marilena destacou que além das novidades trazidas pela parceria com a AASP, que oferece ferramentas como o AASP Gerenciador, uma plataforma digital integrada para otimizar a administração das principais tarefas do escritório, o Projeto 6º ano 2.0 – Jovem Advocacia segue oferecendo acesso gratuito ao JusBrasil durante 12 meses, Certificado Digital gratuito, inscrição gratuita na Sociedade Individual, suporte contábil gratuito, linhas de crédito especiais no Sicoob, orientação da OABPrev PR, pacote com 90% de descontos nos Cursos da ESA, auxílio para atuar na advocacia dativa, Pin e adesivo de estacionamento para acesso ao Judiciário, além de uma série de benefícios da CAA-PR.

Justiça

Coube aos advogados Rafael Amaral Ferreira e Beatriz Aparecida Glomba a saudação em nome dos compromissandos. “De hoje em diante, o senso de justiça deve permanecer em nós. Procuremos fazer justiça, mas também sermos bons. Num país onde se mata mais jovem do que qualquer guerra no mundo, os injustiçados são aqueles que cotidianamente não veem o raio da justiça. Por isso, ser bom tem o endereço certo: o pobre. É preciso e devemos a eles justiça no direito e no social. Sejamos capazes de ter consciência que faremos justiça no direito e no social”, disse.

“Creio que a trajetória não foi fácil mas se estamos aqui é porque somos vencedores. Nestes cinco anos perdi meu irmão, um tio, que era uma pessoa muito próxima, minha avó. Foi difícil, mas não desisti por conta da minha família, que não desistiu de mim, e pelo meu pai, que dizia que soltaria rojões e assim o fez. Cada um de nós, com dificuldades e desafios, vencemos”. Desejo toda sorte para nós”, disse Beatriz.

Representando o Núcleo Jovem da OAB Londrina, o advogado Lucas Ricardo Stefanuto, falou dos trabalhos da comissão e convidou os presentes a participar dos trabalhos. “Existimos para vocês, participem e sejam todos muito bem-vindos”, afirmou.

Os novos advogados também conheceram os benefícios da CAAPR, braço assistencial da OAB Paraná, apresentados pelo presidente da entidade, Fabiano Baracat, que enalteceu serviços como os auxílios maternidade, pecúlio, projetos como o Corrida Legal, Teatro, Coral, e outros.

O diretor tesoureiro da OAB Londrina, Diogo Menoncin, saudou os presentes em nome da diretoria da OAB Londrina. “É uma grande satisfação tê-los aqui hoje. Somos uma grande família aqui, tenha certeza que estão habilitados a fazer a diferença na vida das pessoas”, disse. Ele destacou a atuação das mais de 40 comissões da subseção e convidou os novos colegas a conhecer e participar da OAB. “Contem conosco também na defesa de suas prerrogativas”, disse.

Advocacia

O conselheiro estadual Mario Sérgio Dias Xavier fez a saudação oficial aos novos colegas de profissão. “Quem nos habilita e certifica para exercer a profissão é o Exame de Ordem. Então vocês são o que de melhor as instituições de ensino jurídico conseguiram produzir”, disse.

“A advocacia é essencial e o é porque envolve uma confiança distinta de qualquer outra atividade, que traz a responsabilidade de quem recebe uma pessoa que diz ‘eu não tenho capacidade legal para me defender, e preciso que você faça a melhor defesa que tiver por mim, para defender o meu direito‘. Essa é a importância de vocês a partir de hoje”, afirmou Xavier.

“Não se intimidem contra arbitrariedades, baseiem-se no conhecimento. Conheça as regras da sua profissão, as regras do jogo. Advocacia, quando bem exercida, é o último anteparo entre o arbítrio e o cidadão”, sustentou Xavier.