X Seminário da Advocacia Corporativa fomenta relevantes debates sobre temas atuais da área

A OAB Paraná foi sede nesta semana do X Seminário da Advocacia Corporativa. O evento tem sido organizado pela Comissão da Advocacia Corporativa desde 2010. Nesta edição, reuniu palestrantes com grande experiência prática na advocacia corporativa paranaense, bem como executivos que possuem interface direta e fundamental com o Departamento Jurídico.

As palestras do primeiro dia abordaram temas como a análise econômica do Direito em contratos empresariais, Tecnologia, Inteligência Artificial. Também estiveram em pauta os desafios na proteção de dados e as boas práticas nas definições de orçamento e política de provisionamento.

A abertura do encontro ficou a cargo da advogada Claudia Trancozo, presidente da Comissão da Advocacia Corporativa. Ela fez uma breve retrospectiva dos principais projetos e realizações da comissão na atual gestão. Claudia destacou ações como o Projeto Chama, a série de PodCast Jurídico e o Selo de certificação de Diversidade e Inclusão.

Debates

“Na atual gestão, de forma isolada ou conjuntamente com outras Comissões, a nossa Comissão realizou vários debates importantes para os advogados corporativos e também para ajudar escritórios de advocacia, que atende empresas, a entender a rotina de um Departamento Jurídico e, assim, atender melhor seus clientes”, esclareceu.

No segundo dia, foram debatidos temas relacionados à gestão e diminuição de desperdícios com a metodologia Lean 6 sigma, bem como de respeito à Diversidade e Inclusão, tanto na perspectiva geral relacionada à pessoa com Deficiência, Igualdade de Gênero, Respeito à crença e à comunidade LGBTQIAPN+, como também de etarismo e conflito de gerações no mercado de trabalho.

“Hoje em dia, os executivos jurídicos são profissionais que têm uma enorme capacidade de entender uma empresa de forma global, visualizando riscos e oportunidades. No entanto, é fundamental que o advogado corporativo entenda bem do negócio da empresa para que possa participar de forma proativa e preventiva de todas as reuniões de planejamento. Além disso, os maiores impactos financeiros de uma empresa, sem sobra de dúvidas, decorrem ou da base de processos judiciais ou de algum risco que passou pelo Departamento Jurídico. Sendo assim, é um dos departamentos mais importantes de qualquer companhia”, destacou o palestrante Guilherme Carrasco.

Gerações

No último painel do evento, um debate procurou abordar as perspectivas do tema “Conflitos e oportunidades entre gerações no mercado de trabalho”. O diálogo contou com a participação das advogadas Fernanda Valério (Diretora da Jovem Advocacia da OAB) e Rafaela Kuster (Coordenadora Geral das Comissões), que ao lado de Cláudia Trancozo e Luciana Ramos, que atuaram como mediadoras.

Em comemoração à sua décima edição, o evento contou com shows do grupo Jazz Cigano Quinteto e do grupo Entre Aspas, que encantaram o público presente com clássicos do jazz e repertórios de choro .

O X Seminário da Advocacia Corporativa está disponível na íntegra no Youtube: